burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Qual é a relação entre burocracia e o Estado Moderno?
Muito embora tenham existido administrações burocráticas no passado, somente com a emergência do Estado Moderno - o exemplo mais próximo do tipo legal de dominação - é que a burocracia passou a prevalecer em tão larga escala. Todavia, a burocratização não se limita à organização estatal, pois embora Weber tenha elaborado o conceito deburocracia a partir de sua sociologia política, ele usou o conceito de modo mais abrangente, englobando as demais instituições sociais além da administração pública. Weber notou a proliferação de organizações de grande porte, tanto no domínio religioso (a Igreja) como no educacional (a Universidade) ou no econômico (as grandes empresas), que adotaram o tipo burocrático de organização, concentrandoos meios de administração no topo da hierarquia e utilizando regras racionais e impessoais, visando à máxima eficiência.

2. Segundo weber, quais são os três fatores que favorecem o desenvolvimento da moderna burocracia?
Ele identifica os três fatores como:
1. O desenvolvimento de uma economia monetária: a moeda não apenas facilita, mas racionaliza as transações econômicas. Na burocracia, amoeda assume o lugar da remuneração em espécie para os funcionários, permitindo a centralização da autoridade e o fortalecimento da administração burocrática.
2. O crescimento quantitativo e qualitativo das tarefas administrativas do Estado Moderno: apenas um tipo burocrático de organização poderia arcar com a enorme complexidade e tamanho de tais tarefas.
3. A superioridade técnica - em termosde eficiência - do tipo burocrático de administração: que serviu como uma força autônoma interna para impor sua prevalência. "A razão decisiva da superioridade da organização burocrática sempre foi unicamente sua superioridade técnica sobre qualquer outra forma de organização.



3. Cite as características da burocracia e explique 3 delas.
Caráter legal das normas e regulamentos, caráterformal das comunicações, caráter racional e divisão do trabalho, impessoalidade nas relações, hierarquia da autoridade, rotinas e procedimentos estandardizados, competência técnica e meritocracia, especialização da administração, profissionalização dos participantes e completa previsibilidade do funcionamento. No caráter legal das normas e regulamentos é como se fosse uma organização baseada em umaespécia de legislação própria que define antecipadamente como a organização burocrática deverá funcionar, essas normas e regulamentos são escritos e tornam-se padrões. No caráter formal das comunicações todas as ações e procedimentos são feitos para proporcionar comprovação e documentação adequadas. Além disso, a interpretação unívoca das comunicações também é assegurada por terem suas atividadesregistradas por escrito e no caráter racional e divisão do trabalho há uma divisão sistemática do trabalho, do direito e do poder, estabelecendo as atribuições de cada participante, os meios de obrigatoriedade e as condições necessárias, ela é adquada aos objetivos a serem atingidos.

4. Cite 3 vantagens da burocracia.
Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização, precisãona definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres e rapidez nas decisões, pois cada um conhece o que deve ser feito e por quem e as ordens e papéis tramitam através de canais preestabelecidos.

5. Explique qual é a relação existente entre burocracia e racionalidade.
Um conceito muito ligado à burocracia é o de racionalidade. No sentido weberiano, a racionalidade implicaadequação dos meios aos fins. No contexto burocrático isto significa eficiência. Ou seja, no conceito de Weber, semelhante ao de Taylor, um processo é racional se os meios mais eficientes são escolhidos para sua implementação. Para ele, são as metas coletivas da organização e não as dos seus membros individuais que são levadas em consideração. Assim, quanto mais racional e burocrática torna-se...
tracking img