Burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
.O BAIRRO DE CAJAZEIRAS – SURGIMENTO
Criado pelo governo do estado, através da antiga URBIS (Empresa de Habitação e Urbanismo da Bahia), há 20 anos, como o primeiro bairro previamente planejado de Salvador, cresceu tanto que passou a ter vida própria.
Com uma área de 20 milhões de metros quadrados, localizado na parte oeste do miolo de Salvador, as margens da BR 324, rodeada até os dias atuaiscom fragmentos de Mata Atlântica, cajazeiras é o maior bairro da América latina. Se fosse uma cidade, seria a segunda maior do estado da Bahia, ficando atrás apenas de Feria de Santana. Projeto do governo de Roberto Santos nos meados dos anos 70, que desapropriou, através de um grande decreto, três grandes fazendas, Fazenda Cajazeiras, Fazenda Grande e Fazenda Boa União. E só veio a ser Inauguradapor João Durval no início da década de 80. Ao todo, foram desapropriados um total de 16 milhões de m², absorvendo áreas na BR-324, na altura do Supermercado Makro, até o Km 5,5 da Estrada Velha do Aeroporto. As Cajazeiras ocupam uma área centro geográficas de Salvador, às margens da BR 324, limitando-se com a Estrada Velha do Aeroporto, bairro Castelo Branco, Represa do Ipitanga (APA JoanesIpitanga), São Cristovão e Mussurunga.
O conjunto formado por Cajazeiras 2,3,4,5,6,7,8,9,10 e 11. Fazenda Grande 1,2,3 e 4, Boca da Mata e Águas Claras. Atualmente possui um comércio ativo, distribuído entre uma variedade de pequenos negócios, duas grandes redes de supermercados, além da já tradicional feirinha que acontece aos sábados, na Rótula da Cajazeira 10, e já se tornou ponto de referênciado local. Recentemente, foi instalado um centro de distribuição dos correios e três agências bancárias. A segurança fica por conta da 13ª Delegacia da Policia Civil e a 3ª Companhia Independente da Policia Militar.
Como muitos bairros de Salvador, Cajazeiras, mesmo sendo um conjunto inicialmente projetado, sofreram um processo de crescimento desordenado. O surgimento de áreas ocupacionais(Favelas) vem crescendo ao longo dos anos, fazendo com que, além do inchaço habitacional do local, que a princípio deveria abrigar 100 mil habitantes, porém atualmente já ultrapassa 600 mil habitantes segundo o ultimo censo ocorrido em 2010, apresentando assim inúmeras carências em termos de infra-estrutura, educação, saúde, segurança e transporte. Esse último sendo campeão das queixas dos moradores.
Osconstantes engarrafamentos confirmam o ar de cidade que o bairro tem, nota-se em vários pontos, principalmente nas saídas principais, lentidão, tornando insuportáveis os horários de picos e de grande fluxo no trânsito, o que mostra ser indispensável a construção de novas vias. Outro problema comum é a falta de professores nas redes públicas, que apontam a dificuldade de locomoção até as escolas dolocal como um dos principais motivos.

3.CARACTERISTICAS DO BAIRRO
• Infra-estrutura
O fato de Cajazeiras ser um bairro popular e planejado de salvador, além de abrigar, em um grande trecho da sua extensão famílias de baixa renda, ajudou com que o bairro fosse inicialmente bastante bem estruturado quanto ao seu saneamento básico.
Não há indícios de esgotos a seu aberto, os resíduos e lixosna sua maior parte são jogados em locais devidos, existe o serviço da LIMPURB (Limpeza Urbana de Salvador), casas com esgotamento correto e água encanada. O único problema que pode ser citado a respeito do saneamento básico da região é o fato de não haver coleta seletiva para reciclagem, e o crescimento e a ocupação desordenada que contribui para a falta de esgotamento adequado nas regiões em queexistem essas ocupações.
Apesar de não serem constatados grandes problemas sobre o saneamento da região, se comparado a outras regiões de Salvador, existem alguns problemas, como a limpeza das ruas, que não são tão bem limpas quanto a região mais nobre. Nessa região também se concentra o maior problema de ocupação indevida da região, caracterizando um local sem estrutura física para abrigar os...
tracking img