Burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Defina Burocracia
Burocracia é uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidadese especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais. Em princípio, o termo pode referir-se a qualquer tipo de organização - empresas privadas, públicas, sociais,com ou sem fins lucrativos. Popularmente, o termo é também usado com sentido prejorativo, significando uma administração com muitas divisões, regras, controles eprocedimentos redundantes e desnecessários ao funcionamento do sistema.

Escreva resumidamente as 4 origens da Teoria da Burocracia.
1-A fragilidade e parcialidade da TeoriaClássica e da Teoria das Relações Humanas, ambas revelam 2 pontos de vista extremistas e incompletos sobre a organização, gerando a necessidade de um enfoque mais amplo e completo,tanto da estrutura como dos participantes da organização.
2-Necessidade de um modelo de organização racional capaz de envolver todas as variáveis da estrutura e ocomportamento dos membros dela participantes, aplicável a todas as formas de organização humana.
3-O crescente tamanho e complexidade das empresas passou a exigir modelosorganizacionais mais complexo. As empresas dependem basicamente de sua organização, da administração e de um grande numero de pessoas com diferentes habilidades. Todos devem sercolocados em diferentes setores e níveis hierárquicos da forma mais coordenada possível.
4-O ressurgimento da sociologia da burocracia a partir da descoberta dos trabalhos deMax Weber, seu criador. Propõe um modelo integrado de organização e as empresas não tardaram em tentar aplica-lo na pratica. A partir dai surge a teoria da burocracia.
tracking img