Burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DA BUROCRACIA


Autores
Alan Machado, Daiane Trainotti, Matheus Roepke, Rafael Gonçalves
Sistemas de Informação (INF 13) – Teoria Geral dos Sistemas
21/03/12

RESUMO
Atualmente ainda existe o processo burocrático, pois ainda há certa necessidade deste sistema, pois a burocracia de certo modo empoe organização. E uma sociedade, empresa não vive bem sem uma organização. Sendo assimeste sistema ainda se faz necessários nos tempos atuais.


1 INTRODUÇÃO

Principal nome Max Weber (1864 - 1920) – Ênfase na Formalização Weber, formalizou toda a estrutura da empresa, normalizando e documentos processos, tarefas e demais atividades. Desenvolveu vários modelos burocráticos.

No entanto, ficou conhecido por procurar instituir um modelo ideal para se administrar todo equalquer tipo de organização, metodologicamente bem organizada.

Ele acreditava que era possível administrar qualquer organização utilizando este modelo ideal e obter o mesmo resultado. Este modelo na realidade nunca funcionou na pratica.

Nesta teoria o homem adia suas emoções e sentimentos para se dedicar a organização, competindo a ele papeis de autoridade, poder e legitimação. No modelotradicional de weber, não são abordados aspectos afetivos, sendo que os estudos emotivos e emocionais de costume são nulos, não sendo levadas em consideração suas conseqüências.“A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.” Idem p. 2102 BUROCRACIA

Uma das primeiras aplicações de termo burocracia data do século XVIII, onde o termo era carregado de forte conotação negativa, designando aspectos de poder dos funcionários de uma administração estatal aos quais eram atribuídas funções especializadas, sob uma monarquia absoluta. Essa definição se encaixa de forma muito próxima aquela hoje utilizada na linguagem comum: aburocracia como sinônimo de excesso de normas e regulamentos, limitação da iniciativa, desperdício de recursos e ineficiência generalizados dos organismos estatais e privados.Segundo CHIAVENATO, Idalberto em Introdução Geral da Administração p.213 “O conceito de burocracia para Max Weber é exatamente o contrário; a burocracia é a organização eficiente por excelência.”

Há uma influencia recíprocaentre capitalismo e burocracia. Sem a organização burocrática a produção capitalista nunca teria sido realizada. Por outro lado, a base econômica capitalista é essencial para o desenvolvimento da administração burocrática.
Portanto a palavra burocracia tem, no nosso dia a dia, um sentido pejorativo.

Chamamos de burocracia o exagero de normas e regulamentos, a ineficiência administrativa, odesperdício de recursos. No entanto, para a sociologia, esse termo tem um sentido especial. Desde que passou a ser usado por Max Weber , designa um modelo especifico de organização administrativa.Modelo esse que tem como base a padronização e normatização de todos os processos, não se faz o que quer e sim aquilo que a norma te obriga.


3 ORIGEM

Surgiu pelo falta de uma uniformidade entre asteorias já existentes  suprir as críticas das teorias organizacionais existentes, especialmente a Teoria Clássica (MUITO mecanicismo) e a Teoria das Relações Humanas (utópica) ambas não conseguindo aplicações praticas e eficientes em todos os aspectos da administração.

A burocracia teve sua origem nas mudanças religiosas verificadas após o renascimento. O sistema de produção, eminentementeracional e capitalista originou de um novo conjunto de normas sociais morais, denominada de ética protestante.
Weber verificou que o capitalismo e a ciência moderna constituem três formas de racionalidade que surgiram a partir dessas mudanças religiosas ocorridas inicialmente nos países protestantes (Inglaterra e Holanda), e que esse sistema poderia servir para administrar qualquer organização....
tracking img