Burocracia profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
FACULDADE DE GESTÃO DE NEGÓCIOS

SEMINÁRIO II
LIVRO: CRIANDO ORGANIZAÇÕES EFICAZES
CAPÍTULO 10

CRONOGRAMA GERAL

Burocracia Profissional

1. Definição Geral.
2 Estrutura Básica.
2.1 Trabalho no Núcleo Operacional;
2.2 Natureza Burocrática da Estrutura;
2.3 Processo de Classificação ou Categorização;
2.4 Foco no Núcleo Operacional;
2.5Descentralização na burocracia Profissional;
2.6 Estrutura Administrativa;
2.7 Papéis do Administrador Profissional;
2.8 Formulação da Estratégia na Burocracia Profissional;
3 Condições da Burocracia Profissional.
4 Alguns Problemas Associados à Burocracia Profissional.
4.1 Problemas de Coordenação;
4.2 Problemas de Autonomia;
4.3 Problemas de Inovação;
4.4 Repostas Disfuncionais;

BurocraciaProfissional

1. Definição Geral

A Burocracia Profissional de Minstzberg define um tipo de configuração estrutural focada no Núcleo Operacional que baseia-se na coordenação da padronização de habilidades em um ambiente complexo e estável. Essa complexidade gera a necessidade de controle do trabalho diretamente pelos operadores que o executam. Seu mecanismo de coordenação é democrático,padronizado (habilidades) e descentralizado/democrático (poder na base da hierarquia/independência).
Exs.: Médicos, Professores e Artesãos.

2. Estrutura Básica

A estrutura básica dessa configuração depende diretamente das configurações do trabalho no núcleo operacional, da natureza burocrática da estrutura, dos processos de classificação ou categorização, do que ela possui no núcleo operacional,descentralização existente na burocracia profissional, do tipo de sua estrutura Administrativa, dos papéis que o administrador profissional desempenha e da formulação da estratégia em si.

2.1 Trabalho no Núcleo Operacional
Nesse tipo de configuração o perfil no Núcleo Operacional são de profissionais especializados, devidamente treinados e doutrinados, (uma característica importante citada porSpencer (1976) foi a pratica repetitiva para desperta reflexo automático), concedendo considerável controle sobre seu próprio trabalho, pois o profissional age de forma independente.
A padronização de habilidade e conhecimento gera a maior parte da coordenação necessária entre esses profissionais. Conforme citado anteriormente a exigência do treinamento e da doutrinação é de suma importâncianessa configuração e por vezes apenas o treinamento inicial pode levar vários anos, após este existe o treinamento no trabalho para aquisição de prática e aperfeiçoamento, mas mesmo assim a avaliação final do trainee testa apenas exigências básicas não sendo garantido que esse profissional vai sempre atender as necessidades da profissão.

2.2 Natureza Burocrática da Estrutura
A estrutura daBurocracia Profissional tem origem nas associações auto governadas de seus operadores além de enfatizar a autoridade de natureza profissional, esse relacionamento garante auto grau de autonomia profissional e liberdade de não responder as ordens gerenciais. Opõem-se assim à Burocracia Mecanizada que gera seus próprios padrões e baseia-se na natureza hierárquica.

2.3 Processo de Classificação ouCategorização
No processo de classificação as habilidades do profissional são aplicadas a situações predeterminadas. O profissional tem duas tarefas básicas: diagnosticar, determinar a necessidade do cliente com relação a uma situação predeterminada (uma contingência) e aplicar ou executar o programa padrão que havia sido diagnosticado.
A classificação é feita por meio da estereotipagem para que nãohaja a necessidade de decisões continuas em cada momento. A classificação permite decompor varias tarefas operacionais e atribuí-las aos profissionais. Na Burocracia Profissional a classificação cria uma equivalência entre agrupamento funcional e agrupamento por mercado.

2.4 Foco no Núcleo Operacional
O núcleo operacional é a parte chave da Burocracia Profissional. Possui uma estrutura...
tracking img