Burnout

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Revista de Cultura Teológica - Ano ___, Nº ___.

O BURNOUT PASTORAL NA PERSPECTIVA DA TEOLOGIA PRÁTICA: DEFINIÇÕES, CAUSAS E PREVENÇÃO

FERREIRA-DA-SILVA, JETRO. Doutor em Teologia Pastoral - Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora Assunção.

Resumo – Burnout é um termo inglês que transmite a idéia de “estar queimado”, desgastado, exausto e desmotivado com o trabalho. A literaturasugere que o problema ocorre quando o indivíduo é confrontado com situações que esgotam ou superam seus recursos pessoais internos. Dentre as profissões assistenciais mais afetadas pelo burnout, o ministério pastoral se destaca como uma atividade de alto risco. O presente artigo foi extraído da tese de doutorado que estudou o burnout em pastores evangélicos da cidade de São Paulo, e tem comoobjetivo lançar um olhar sobre a interface entre a teologia prática e a psicologia bem como o impacto que isto gera no bem-estar dos pastores e das pessoas cujas vidas eles tocam.

Palavras-chave: teologia prática – psicologia - ministério pastoral – burnout - bem-estar - efetividade.

I. Introdução
O burnout no ministério é analisado no presente artigo através da colaboração integrativa entrea teologia prática e a psicologia e se propõe esclarecer, conceituar, definir e propor ações de cunho preventivo e reparador da síndrome entre pastores de igrejas evangélicas locais.

Diversos estudos apontam para o burnout como um fator limitante de relevância da atividade ministerial, já que os pastores vitimados por este mal vão se tornando aos poucos indiferentes, desiludidos efrustrados profissionalmente por descobrirem que não estão correspondendo plenamente ao que se esperava deles no âmbito pessoal ou profissional, e muitos, não raramente, acabam deixando o ministério, se sentindo abandonados por Deus e pela igreja[1]. Em razão disto, o tema vem despertando um grande interesse por parte dos pesquisadores e organizações religiosas preocupados com uma prática pastoral sériae de qualidade.

II. Definições do Burnout Ministério

À luz da psicologia o burnout é definido como “um estado de fadiga ou frustração, resultante da devoção a uma causa, forma de vida, ou relacionamento que deixou de produzir a recompensa ou o resultado esperado”[2]. Também significa “esgotar-se a si mesmo, exaurir os recursos físicos e mentais, gastar-se excessivamente no esforço dealcançar certas expectativas falsas, irrealísticas, impostas por si mesmos ou pelos valores da sociedade”[3].

É comum os pastores se sentirem altamente motivados em seu trabalho e, com freqüência, se dispõem a cumprir sua missão com grande sacrifício pessoal; porém, quando seus melhores esforços parecem falhar, por razões que muitas vezes lhes foge ao controle, isso pode levar aodesânimo, frustração e mesmo ao burnout. Neste caso, o burnout representa “um desgaste gradual do provedor dos serviços pelo sentimento de estar oprimido por um trabalho incapaz de efetuar mudanças positivas”[4].

O burnout no ministério também pode ser entendido como “o resultado da discrepância entre as expectativas pessoais, congregacionais, denominacionais e familiares, e seu cumprimento emtempo real”[5]. O fogo cruzado das expectativas experimentado pelos pastores no ambiente de trabalho, por si só, representa um fato estressante que pode ser acentuado se não houver equilíbrio entre as demandas do ministério e o tempo adequado para cada tarefa. Há sempre interesses competindo pelo tempo e energia do pastor, e o esforço para atender a todas as exigências, imediata e simultaneamente,pode ser opressivo e aumentar o risco de burnout.

III. Prevalência do Burnout no Ministério
Sabe-se que no passado os pastores eram mais hábeis em lidar com as situações de estresse do que a maioria de outros profissionais; no entanto, as estatísticas mostram uma alarmante propagação do burnout no meio pastoral. Um estudo feito com uma amostra de 11.500 ministros demonstrou que 3/4 dos...
tracking img