Burnout

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Este trabalho cujo tema é “ Sindrome Burnout nos Profissionais de Enfermagem” resulta de ampla investigação, no âmbito das disciplinas de Avaliação Psicológica – Métodos Qualitativos e Quantitativos, do 3º ano da Licenciatura em Psicologia.
O trabalho apresenta-se como gerador de tensões e frustrações, constituindo-se, para além da principal fonte de rendimento, também fonte deproblemas com consequências nefastas para a saúde do individuo, ao nível físico, mental e social (Vaz Serra,1999).
Os hospitais constituem um dos ambientes de trabalho mais stressantes e a profissão de enfermagem é de grande desgaste, devido ao contacto com o doente /família em sofrimento e morte, à sobrecarga mental e à complexidade de actividades e de exigências especificas dos serviços(Regueiras, 2001).
Assim, a enfermagem, além do conhecimento de uma série e técnicas e habilidades, exige preparação emocional para lidar com o sofrimento, com a tristeza e com a tensão. Esta situação é agravada, porque a maior parte destes profissionais não estão preparados para lidarem com estas exigências emocionais, o que contribui para aumentar o risco de esgotamento profissional (Velez,2003).
Osprofissionais de saúde estão permanentemente sujeitos a um stress crónico e enfrentam exigências psicológicas características e específicas da sua profissão.
Podemos designar o “Burnout” como resultante das situações em que o profissional da saúde contacta com o sofrimento. Estas poderão aumentar as repercurssões para si e para a organização onde exerce a sua actividade.
Diversosinvestigadores portugueses e estrangeiros têm descrito esta síndrome como um problema característico dos profissionais que convivem directamente com indíviduos que necessitam de ajuda, como médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros ( Queiroz, 2005)
O Burnout tem sido abordado desde meados do passado século por várias disciplinas da área da saúde como a psicologia social, organizacional e a psiquiatria.Num estudo efectuado em 1995, dedicado à prevenção do burnout, verificou-se que é paradoxal constatar que pela natureza da sua profissão, os enfermeiros defendem e contribuem para a protecção da vida e da saúde dos outros, têm em muitos casos, grandes dificuldades para resolver os seus próprios problemas (Pronost, 1996).
Dividimos este trabalho em duas partes. A primeira reporta-se aoenquadramento teórico, no qual se procedeu à revisão da literatura científica sobre a temática da investigação. Aqui abordamos o conceito de Burnout, a sua origem, o seu desenvolvimento, o modo como se manifesta, as suas causas e as estratégias de prevenção e de tratamento da patologia.
A segunda parte compreende o enquadramento empírico, que se debruça sobre os procedimentos utilizados: os objectivos,a metodologia e a caracterização da amostra.
Com este objectivo, aplicamos à inquirida uma entrevista semi-estruturada, uma grelha de observação (testes qualitativos), um questionário MBI – Inventário de Burnout de Maaslach construído em 1981 por Maslach e Jackson e uma Escala de Exaustão Vital (MIVE), (testes quantitativos).

PARTE I - ENQUADRAMENTO TEÓRICO

Métodos Qualitativos(Fortin,1999) Numa perspectiva científica, investigar não se restringe só ao procurar a verdade, é descobrir respostas para questões propostas, utilizando métodos científicos.

A investigação qualitativa assenta no objectivo de um estudo mais profundo do fenómeno e das razões da sua ocorrência, tendo em atenção ao que não é observável. Neste tipo de estudo, o investigador desempenha oprincipal papel na recolha de dados, que dependem em muito da sua sensibilidade, do seu conhecimento e da ética utilizada na sua elaboração, sendo que deste modo não existem cuidados especiais com a validade dos instrumentos utilizados, nem com a generalização dos mesmos.
Neste método de investigação a informação é tendencialmente analisada de “um modo indutivo”.
Não procuram a informação para...
tracking img