BURNOUT: UM DESAFIO A SAÚDE DO TRABALHADOR

446 palavras 2 páginas
RESENHA
“BURNOUT: UM DESAFIO A SAÚDE DO
TRABALHADOR.”

DATA: 22/11/2012

IDEIAS CENTRAIS:

Colaboradores; Estresse;

RESUMO
Existem várias definições para o trabalho, embora para muitos o trabalho seja

considerado como razão de vida, na maioria das vezes ele é enxergado como castigo, tortura ou algo que causa sofrimento ao homem.
Para que essas concepções sejam deixadas de lado, novas teorias vêm surgindo, a fim de fazer com que o trabalho passe a ser visto como uma experiência saudável, que agregue valor ao indivíduo.
O bem-estar do funcionário dentro da organização influencia diretamente na sua produtividade. Ou seja, indivíduos saudáveis e satisfeitos “garantem” a qualidade e o aumento da produtividade. Porém com o mercado cada vez mais competitivo, as organizações acabam pressionando seus colaboradores, muita das vezes com a imposição de regras impossíveis de serem batidas. Isso acaba por ocasionar doenças físicas e psicológicas, algumas muito conhecidas, como por exemplo, a fadiga e outros já não tão falados, como a síndrome de Burnout.
Esse termo apareceu no meado da década de 70, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, tem como característica o estado de tensão emocional e estresse crônico, provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicologicamente desgastantes.
Lembrando que por melhor que seja o ambiente de trabalho, a rotina e o convívio constante com pessoas diferentes afetam diretamente a saúde dos colaboradores. Isso interfere de modo drástico na qualidade de vida dos indivíduos.

2

ANÁLISE CRÍTICA
O grande desafio das organizações nos dias de hoje é oferecer um ambiente de trabalho saudável que ofereça ao colaborador o menor nível de estresse possível e que não interfira na produtividade de cada um.
Após vários estudos e observações evidenciou-se que quanto maior a pressão psicológica e a carga de trabalho posta sobre o indivíduo, maior a probabilidade do surgimento de

Relacionados