Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dupla: Kleidir Feitosa Thaís de Sá

O que é?
O termo Burnout é uma composição de burn = queima e out = exterior, sugerindo assim que a pessoa com esse tipo de estresse consome-se física eemocionalmente, passando a apresentar um comportamento agressivo e irritadiço  A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento físico, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médicoamericano. O transtorno está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).


• Causado por pressões no ambienteprofissional. • Três a cada dez trabalhaores no país.

O portador desta doença muitas vezes não sabe que a possui e passa a medir sua autoestima pela capacidade de realização e sucesso profissional.  Sentea necessidade de se afirmar, transformando em obstinação e compulsão o desejo de realização profissional, ligado a ideia de ser um workaholic (pessoas que vivem para o trabalho), isto virou statuspara a maioria das pessoas das cidades.






Parece haver uma preponderância do transtorno nas mulheres, possivelmente devido à dupla carga de trabalho que concilia a prática profissional e atarefa familiar. Com relação ao estado civil, tem-se associado a síndrome mais com as pessoas sem parceiro estável. Refletindo mais realisticamente sobre alguns preceitos culturais que envolvem otrabalho, tais como “o trabalho enobrece... etc.”, Dejours (1992) já afirmava que nem sempre o trabalho possibilita a realização profissional . Algumas vezes o trabalho pode causar desde insatisfação oufrustração, até a exaustão emocional.

Características


o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. Asíndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

Sintomas
A sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes...
tracking img