Burgueses e proletparios

741 palavras 3 páginas
BURGUESES E PROLETÁRIOS
“Até hoje, a história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes.”
Fichamento:
A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classes.
A época da burguesia caracteriza-se por ter simplificado os antagonismos de classes, sendo-a dividida em burguesia e proletariado.
Dos servos da Idade Média nasceram os burgueses livres das primeiras cidades; desta população municipal, saíram os primeiros elementos da burguesia.
A antiga organização feudal industrial foi substituída pelas manufaturas; que foi substituída pela grande indústria.
A própria burguesia moderna é o produto de um longo desenvolvimento, de uma serie de revoluções no modo de produção e troca. A burguesia desempenhou na história um papel eminentemente revolucionário.
A burguesia foi a primeira a provar o potencial da atividade humana: a burguesia só pode existir com a condição de revolucionar os instrumentos de produção e, por conseqüência, as relações de produção e todas as relações sociais.
A classe burguesa subjugou a natureza a maquina; o campo a cidade; e com isso, tirou boa parte da população da vida rural.
Esta classe suprime cada vez mais a dispersão dos meios de produção, da propriedade e da população, o que resultou em uma centralização política.
O regime feudal de propriedade deixou de corresponder ás forças produtivas em pleno desenvolvimento; surgiu a livre concorrência, com a dominação da classe burguesa.
Com o desenvolvimento da burguesia; a classe dos operários modernos só podem viver se encontram trabalho, mas o emprego de maquinas e a divisão do trabalho tiralham-lhe o atrativo. Quanto mais a industria moderna progride, mais o trabalho do homem é suplantado pelo das mulheres e crianças, visto que sexo e idade não tem mais importância para classe social operaria.
A indústria, desenvolvendo - se, não só aumenta o número dos proletários, mas

Relacionados