Burgueses e proletariado.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I

Burgueses e Proletarios.

A historia de todas as sociedades que existiram ate nossos dias tem sido a historia das lutas de classes. Numa palavra, opressores e oprimidos. Verificamos que emtodas as épocas históricas haviam divisões na sociedades, divisões hierárquicas e conforme o tempo passava, mais divisões.
A burguesia moderna quebra essa barreira ao se impor ao feudalismo, o qualoprimiu por muito tempo essa classe. Agora é a burguesia que detém o poder de trocar e vender, tudo isso aconteceu por vários fatores importantes, ums deles foi a exploração da America, até entãodesconhecida. Essa descoberta desencadeou o desenvolvimento de setores do comercio, navegação e dos meios de comunicação por terra, trazendo ainda mais lucro para os burgueses.
A burguesia tinha comopressuposto de existência o fato de revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, consequentemente, as relações de produção, com isso, todas as relações sociais.
Impelida pela necessidadede mercados sempre novos, a burguesia invade todo o globo, para explorar cada parte, cada região.
Aglomerou as populações em centros urbanos, centralizou os meios de produção e concentrou apropriedade em poucas mãos. Por consequência, centralizou a política.
Porem a burguesia ao mesmo tempo que se solidificava e crescia, também formava um novo grupo, o grupo do proletariado, que é o grupoque maneja a arma que a própria burguesia criou. Este grupo que no começo sofre com as imposições dos burgueses que detem todas as vagas de emprego, que pagam salários cada vez mais desumanos, agoracomeça a se unir.
Primeiro na mesma fabrica, depois num mesmo ramo, ate chegar a um grupo bem grande, que promove grandes protestos, ateiam fogo em fabricas, ocasionando revoluções, que com o passardo tempo, adquirindo consciência dos seus poderes, geram proporções cada vez maiores.
Os interesses e as condições de existência do proletariado se igualam cada vez mais. O choque entre burgueses e...
tracking img