Bumba meu boi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Maranhão – UFMA
Centro de Ciências Sociais – CCSO
Coordenação do Curso de Hotelaria

Ândrea Luiza Falcão
Leni Medeiros Lima

BUMBA-MEU-BOI

São Luis
2013
Ândrea Luiza Falcão
Leni Medeiros Lima

BUMBA-MEU-BOI
Relatório de pesquisa apresentado à disciplina Cultura Popular Maranhense, do curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, comorequisito para obtenção de nota parcial.

São Luis
2013
Resumo

Hipótese do estudo: O presente estudo hipotetiza o bumba-meu-boi como fator determinante de uma identidade local. Objetivos: Assim, realizamos a pesquisa bibliográfica e a visita ao grupo folclórico pesquisado, com o objetivo de analisar e verificar seu histórico, sua estruturação, hierarquia e principalmente a sua importância para acomunidade local como fator construtor de sua identidade. Método: Se buscou em diversas fontes bibliográficas a origem da brincadeira e suas características a fim de ter base para poder conhecer e entender mais sobre o papel do folguedo para a comunidade e como tem sido sua evolução e transmissão ao longo dos anos. Foi feita a coleta de dados de forma qualitativa através de entrevistas com adiretoria do Boi de Morros, a respeito da criação, elaboração e organização das apresentações. Esses dados serão submetidos à análise comparativa com a bibliografia a fim de identificar o seu papel na prática. Conclusões: Com o presente estudo buscou-se informar e mostrar a influência da brincadeira como parte integrante da cultura popular para a vida social e identidade do povo maranhense.Palavras-chave: Bumba-meu-boi; Identidade local; Cultura popular.

Sumário

1 INTRODUÇÃO 6
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
2.1 Contexto Histórico 6
2.2 Enredo 8
2.3 Personagens 9
2.4 Sotaques 10
2.5 Ciclo da brincadeira 11
3 BOI DE MORROS 12
4 OBJETIVOS 14
4 METODOLOGIA 14
5 CONCLUSÕES 15
REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

O bumba-meu-boi é uma manifestação folclórica degrande destaque na cultura popular maranhense, que envolve e mobiliza grande parte da comunidade desde a confecção das roupas e instrumentos até as apresentações nos meses de junho e julho.
Com esse estudo buscamos conhecer sua origem, característica, organização e significado para a comunidade como um todo, com o objetivo de analisar e identificar à dinâmica e a sua importância na construção daidentidade local.
Traçamos neste trabalho o contexto histórico, sua evolução e seu atual papel para a comunidade através de pesquisas bibliográficas feitas através de livros, artigos científicos e internet. Além, de uma visita a Casa das Festas, localizada no centro histórico, na Rua do Giz e uma pesquisa de campo junto a um dos principais grupos de bumba-meu-boi do Maranhão que é o Boi de Morros,localizado no bairro do Cohatrac.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Contexto Histórico

A origem do bumba-meu-boi é bastante remota, e tudo o que se sabe dela não passa de suposição. Não há registros anteriores apenas, os relatos dos mais velhos que afirmam que a brincadeira já existia na sua época.
Primeiramente tentam relaciona-lo ao chamado ciclo do Gado, nos séculos XVII e XVIII, onde seconstata uma posição de destaque do boi na vida econômica e cultural do país, ou seja, é um retrato das relações sociais e econômicas vigentes naquela região no período colonial. Já que o nordeste brasileiro vivia da monocultura e da criação de gado, apoiando-se em um regime de escravidão. (CARVALHO, 1995, p 34)
Segundo Lima (1994), o primeiro registro do bumba-meu-boi de que se tem noticia noBrasil data de 1840, em Recife, sendo tal registro do padre pernambucano Miguel do Sacramento Lopes Gama, no seu periódico “O Carapuceiro”, no qual ele classifica o boi como “tolo, estúpido e destituído de graça (...)”. E é dessa forma, enquanto manifestação de caráter popular, que ele passou por vários momentos distintos, sendo até meados de 1860 decretado como perigoso e terrível, e após um...
tracking img