Bullying é um ato caracterizado pela violência física e/ou psicológica, de forma intencional e continuada, de um individuo, ou grupo contra outro(s) individuo(s), ou grupo(s), sem motivo claro.
Apalavra “Bullying” é de origem inglesa.
Atualmente o Bullying é reconhecido como problema crônico nas escolas, e com conseqüências sérias, tanto para vitimas, quanto para agressores.
Entre osmeninos, os tipos de vitimação são mais de cunho físico. Ainda que não efetivada a agressão, os agressores costumam ameaçar, meter medo em suas vitimas.
Já as meninas agressoras costumam espalhar rumoresmentirosos, ou ameaçarem e espalharem segredos para causar mal estar.
As ameaças podem vir acompanhadas de extorsão, chantagem para obter dinheiro, sobretudo com alunos de 5ª e 6ª série.
Tantovitimas, quanto agressores podem sofrer conseqüências psicológicas desta situação de abuso, porém o que normalmente acontece, é que todas as atenções dos responsáveis (pais e professores) se voltem para oagressor, visto como um marginal em potencial, e a vitima é esquecida.
O Bullying atrapalha inclusive a aprendizagem, sendo que normalmente os agressores são as crianças com maior porcentagem dereprovação.
Os casos de agressão, que acontecem por um período maior devem ser encaminhadas para atendimento psicológico.
Os bullies usam principalmente uma combinação de intimidação e humilhação paraatormentar os outros. Alguns exemplos das técnicas de assédio escolar:
• Insultar a vítima;
• Acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada;
• Ataques físicos repetidos contra uma pessoa,seja contra o corpo dela ou propriedade.
• Interferir com a propriedade pessoal de uma pessoa, livros ou material escolar, roupas, etc, danificando-os.
• Espalhar rumores negativos sobre a vítima;• Depreciar a vítima sem qualquer motivo;
• Fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando-a para seguir as ordens;
• Colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente,...
...também fere.
Concluindo, a tarefa da escola não é simplesmente punir ou patologizar, mas educar - construir, com os alunos, novas visões de mundo, de sujeito, e novas possibilidades de convivência, na diferença.
Existe lei contra o bullyng?
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), sancionou a lei Nº 4.837 que trata da conscientização, prevenção e combate ao bullying nas escolas da rede pública e privada de ensino do Distrito Federal.
A lei...
...INTRODUÇÃO
Um grave problema vem sendo
insistentemente mostrado dia após dia nos
noticiários1
. Há algumas décadas não era tão
notável como nos dias atuais, o que tem causado
grande preocupação em toda a população.
Fenômeno lamentável e crescente, que ressalta a
intolerância e a grande dificuldade em aceitar as
diferenças, as manifestações de agressão no
ambiente escolar tem se tornado a matéria mais
difícil a ser aprendida.
Esse tipo de violência que vem se
disseminando entre os...
...Bullyng.
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os...
...O bullying é um problema a ser enfrentado, que está encarnada nasformas de atitudes agressivas, intencionais e repetida, ocorrendo sem ou commotivação banal, adotada por um ou mais estudantes contra outro(s),causando os mais variados tipos de sentimentos desagradáveis ao ser humanocomo, dor, angústia, medo, entre outros. São atitudes executadas dentro deuma relação desigual de poder e resistência, portanto, os atos repetidos entreiguais e o desequilíbrio de poder são as características...
...3. Agressividade/ Bullying
Alguns conceitos
Segundo Sharp e Smith (1994),o bullying é o abuso sistemático do poder. É uma forma de comportamento agressivo, entre pares, usualmente maldosa, deliberada e com frequência persistente, podendo durar semanas, meses ou anos, sendo difícil às vítimas defenderem-se a si próprias.
Por sua vez, Fante (2005), o bulliyng, é uma palavra inglesa que define uma forma de violência psicologia ou moral com características próprias. Essas características...
...por alunos ou grupos contra umou mais colegas, causando angústia e sofrimento.
Objetivo Geral:
Pesquisar e refletir sobre as causas e consequências do bullying, tomando como partida as narrativas de alunos, buscando evitar/reduzir a prática do bullyng nas escolas.
Despertar em nossos estudantes atitudes de solidariedade, amor, respeito ao próximo, carinho e amizade, formando assim, estudantes conscientes e preocupados com o próximo e perceptivos em relação ao fenômeno...
...Bullyng
As pessoas podem praticar bullyng por vários motivos:
1- Inveja: Tem inveja da outra pessoa e por isso aponta suas imperfeições, não deixando escapar nenhuma oportunidade de humilhá-la, faz piadas e comentários maldosos perante todos, porque não suporta a idéia da pessoa ser melhor ou mais bonita que ela.
2- Unificação: A pessoa quer que todos sejam como ela, se vestindo e agindo da mesma maneira, então quando uma pessoa decide não ser como ela,...
...Violência e Bullying
Como surgiu o bullying?
O bullying é um fenômeno mundial tão antigo quanto à
escola. Porém, foi na década de 1970, na Suécia, que
surgiu um maior interesse da sociedade sobre este
problema, logo em seguida estendeu-se para vários
países. Foi quando na Noruega, doze anos mais tarde,
em 1982 ocorreu o suicídio de três crianças entre 10 e
14 anos, motivadas pela situação de maus-tratos a
que eram submetidos pelos seus companheiros da
escola, Este fato teve grande...