Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A compreensão do fenômeno bullying como forma de prevenção e busca de solução para agressões na escola.

Gidalte Nascimento da Silva

RESUMO

A seriedade da escola diante das manifestações de bullying é de sumaimportância na prática educacional que transforma o homem num cidadão digno.
As situações de agressividade acontecem no lar, à escola e outros ambientes. Mas cabe a educação, o compromisso de formar o homem. Esse é um desafio para os educadores que vão assumir mais um compromisso de ajudar na libertação das vítimas de bullying tradicional ou da libernética (virtual). A pesquisa bibliográfica objetivouregistrar pensamentos e depoimentos de profissionais, médicos, educadores, pesquisadores, jornalistas, escritores) que tiveram interesse de estudar sobre o bullying como meio de alertar e prevenir a sociedade desta forma de violência.

Palavras-chave: bullying – agressividade – vítimas – virtual


ABSTRACT

The seriousness of the school before themanifestations of bullying is of paramount importance in educational practice that transforms man into a decent citizen. The situations of aggression occur in the home, school and other environments. But it is education, a commitment to make the man. This is a challenge for educators who will take over a commitment to assist in the liberation of victims of traditional bullying or libernética (virtual).The literature search aimed to record thoughts and interviews with professionals, doctors, educators, researchers, journalists, writers) who were interested to study about bullying as a means to alert and prevent the company from this form of violence.

Keywords: bullying - aggressive - victims - virtual.



1.Introdução

É essencial o estudo sobre bullying. O termoescrito em inglês, ainda não tem um equivalente em língua portuguesa, mas quer designar a pratica de atitudes agressivas praticadas por um ou mais indivíduos, contra uma pessoa. Há muito tempo se ouve falar em pratica de perversidades contra crianças, jovens e adolescentes. Acontecem internacionalmente e sem motivação evidente, sem um fator que justifique determinados comportamentos. A maioriados casos acontece na escola, local onde aglomera pessoas jovens, crianças e adolescentes. E estes em especial atentam facilmente para as “imperfeições” dos outros: Os gordos, aqueles bem magros, os intelectuais que automaticamente se destacam, os que fazem opção por homossexualismo, os tímidos, os nerds. Os mais frágeis ou muito sensíveis são alvo de intimidação constante. Além do ambiente escolar,pode também ocorrer no local de trabalho, isto, quando o patrão ou o chefe oprime e humilha o empregado e este não reage por medo de perder o emprego. A prática de agressão física ou psicológica nominada bullying ocorre também no espaço virtual, daí um caso de ciberbullying no ambiente cibernético que se apresenta a parti do envio de e-mail ofensivos e difamação em sites de relacionamento comoOrkut, por exemplo. Quantas pessoas abandonaram sua rotina de vida por sentirem medo de serem agredidas de forma direta, ou seja, apanhar, levar empurrões, terem objetos roubados ou ainda os pertences quebrados? E quantas pessoas também já foram agredidas de modo indireto, social e ou psicológico (histórias maldosas, rejeição, ofensas, gozação, etc.)? Essa pesquisa busca registrar informes opiniõese relatos sobre bullying: O que é? Como se apresenta? Quais os tipos? Como se comporta a vítima e o agressor? Algumas respostas a estas questões apresentam-se a partir de investigação dos trabalhos de Maira Tereza Maldonado, Cleodice Aparecida de Lonato Fonte (Cléo Fonte) Ana Beatriz Barbosa da Silva e Beatriz Santamauro.
Bullying: Definição, características e ambiente.
A...
tracking img