Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O presente trabalho busca relacionar o bullying – termo da língua inglesa para designar o fenômeno que constitui a violência verbal ou física na infância e adolescência, geralmente ocorrido nas escolas – com a sociedade, utilizando-se dos pensamentos de autores relevantes da sociologia, como Durkheim, Berger e Berger, Giddens e Mills.
A escolha deste tema se deu devido à relevânciados casos de bullying recentemente ocorridos na sociedade, muitos casos entram nas estatísticas de suicídio, depressão e até agressões físicas graves e homicídios. O bullying se tornou um problema social grave.
O caso de Casey Heynes foi utilizado devido à repercussão que tomou. O vídeo da agressão ficou mundialmente conhecido e alvo de várias polêmicas e serviu também de apoio para outras vítimasde bullying e também um apoio para o próprio Casey.
Síntese da reportagem
Casey Heynes é um adolescente australiano de 16 anos, estudante da Chifley College em St. Mary’s North próximo a capital, Sydney.
Ficou conhecido mundialmente por causa de um caso de bullying onde se defende pela primeira vez de seu último agressor Ritchard Gale jogando o garoto no chão.
Após se defender, Casey diz quea única coisa que passou pela sua cabeça foi “Finalmente acabou” e que agiu em autodefesa.
NOTA: O vídeo é mundialmente conhecido como Zangief Kid.
Imaginação sociológica
A imaginação sociológica capacita o indivíduo a observar de modo amplo os cenários históricos e biográficos através de questionamentos sobre a sociedade como um todo e sobre os indivíduos pertencentes a ela de modoindividual.
É a capacidade de se posicionar como um forasteiro frente a uma sociedade, ter a capacidade de se inserir nela meramente como espectador, transitando entre as esferas do macro e micro-cosmo que compõem a sociedade, ela e o indivíduo.
Com base nessa definição sociológica, pode-se tentar compreender fenômenos que transitam nessas esferas, como por exemplo, o bullying e suas consequências, tantono indivíduo quanto na sociedade.
Na esfera do indivíduo, podemos citar problemas emocionais, depressão, suicídio, porém, estas consequências refletem na esfera maior da sociedade.
Conforme foi dito anteriormente, utilizaremos o caso de Casey Heynes e a consequência de sua retaliação frente a seu agressor Ritchard Gale e através da imaginação sociológica tentar prever e avaliar como o mundo seposiciona diante do problema sofrido por Casey.
O vídeo de Casey ficou conhecido por “Zangief Kid” e foi visto milhões de vezes em diversas comunidades de vídeo na internet.
Casey se torna um herói e recebe o apoio de grande maioria que o viu reagir, desestimulando os praticantes do bullying a continuar sua prática.
Relatividade dos padrões sociais.
Berger diz que, sob o ponto de vista doobservador estranho, os padrões impostos durante o processo de socialização são altamente relativos, esta relatividade pode ser observada quando se trata da socialização da criança sob a socialização dos pais de acordo com as culturas destes, com o que acham que é o Ideal para a criança. Estes ensinamentos para ela serão absolutos, pois ela não tem como escolher a forma que será socializado, ela nãoconhece outras alternativas.
Berger utiliza das diversas formas de socialização dentro de diversas culturas: americanos, franceses e os guuzi e evidencia como as diversas formas de socialização podem interferir até mesmo nas funções fisiológicas do indivíduo.
Durkheim enfoca suas observações da relatividade social em suas várias características de acordo as classes sociais dentro de uma mesmacultura e acredita que as aptidões da criança são em grande parte trazidas hereditariamente, o que não deixaria de provocar uma grande variação pedagógica.
Para Mills, a relatividade social pode ser vista como uma relação de proporção entre determinados fenômenos dentro de uma mesma cultura, podendo avaliar de forma diferenciada fenômenos que aparentemente estão no âmbito privado mas podem ser...
tracking img