Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bullying

Resumo: Bullying é um tipo de preconceito exercido por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia. Com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa. As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima podendo até adquirir sérios problemas de relacionamentos e em casos extremos podem até tentar ou cometersuicídio. Por isso é de total importância a prevenção e o combate do mesmo.
Palavras – chave:


SUMÁRIO: 1. Introdução 2. Bullying 2.1 Breve histórico 3. Bullying Digital 4. Alvos de Bullying 4.1 Consequências 5. O papel do Psicólogo 5.1 Medidas Preventivas 6. Estatísticas 7. Cosiderações Finais; 8. Referências B

1. Introdução
O bullyng tem sido um assunto tratado pela mídia bem como a populaçãoem sua rotina diária. Não é difícil perceber tal ação sendo verbalizava de forma insana e fria ridicularizando e ofendendo quem não consegue lidar com suas dificuldades naturais ou psíquicas.
É necessária a conscientização de todos para que este mal não mais ocorra e as pessoas não só tenham a liberdade de ir e vir como bons cidadãos, mas possam fazer suas escolhas sem serem menosprezadas.
Aluta contra essa eventualidade maldosa é quase surreal, pois ao contrário de problemas que atingem parte da população e são solucionados em pouco tempo, este caso por sua vez que envolve toda uma nação, e ousamos dizer que trata-se de um problema mundial, por ser um problema de conscientização a solução é a longo prazo e por que não dizer continuamente.
O método utilizado neste trabalho é ohipotético - dedutivo pois se pretende confirmar a hipótese inicial de que o bullying é prejudicial a sociedade acarretando problemas no desenvolvimento do indivíduo utilizando-se para isso os seguintes teóricos: Tognetta (2005); Silva (2010).
Percebeu-se ao longo do trabalho que o bullying precisa ser detectado o quanto antes para ser tratado o mais rápido possível.

2. Bullying
2.1. Brevehistórico
O termo bullying surgiu na Noruega, na década de 80. É originário da palavra inglesa bully “valentão” que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade oucapacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
O primeiro a relacionar a palavra ao fenômeno foi Dan Olweus, professor da Universidade da Noruega. Ao pesquisar as tendências suicidas entre adolescentes, Olweus descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto, bullying era um mal a combater.
Embora a denominaçãoseja recente, o fenômeno é mais antigo que a própria escola e se repete continuamente em todo o mundo. Não é restrito a uma instituição específica. Pode ocorrer em escolas de todo o tipo: primárias, secundárias, rurais, públicas ou privadas.
O bullying pode existir por meio de comentários, ridicularizar o modo de se vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vitima,religião, incapacidade, etc).
Olweus apud Fante (2005. p.45.) tinha as seguintes propostas em seu programa de intervenção:
[...] desenvolver regras claras contra o bullying nas escolas, alcançar um envolvimento ativo por parte dos professores e dos pais, aumentar a conscientização do problema para eliminar mitos sobre o bullying e prover apoio e proteção para as vítimas.É necessário um trabalho ávido e constante para a conscientização sobre o bullying para que a intervenção do mesmo ocorra.
O bullying pode parecer uma brincadeira de amigos pela sutileza com que é conduzido pelos agressores. O que o distingue das brincadeiras próprias do desenvolvimento infanto-juvenil e regras de boa convivência é a crueldade com que é exercido.

3. Bullying...
tracking img