Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

Introdução 3

Definição 4

O que é Bullying 5

Bullying entre crianças/adolescentes 6

Sintomas 6

Como evitar o Bullying nas escolas 7

Cyberbullying – O Bullying que vem pelo espaço virtual 7

O que é e como acontece 7

Prevenção e solução 8

Nas mãos da escola 8

Como prevenir 8

Comoresolver 9

Bibliografia 10

Introdução

Esse trabalho foi formulado com o intuito de abordar um problema que vem ocorrendo em estabelecimentos de ensino de nossa realidade. Esta ocorrência não é privilégio de uma única instituição de ensino em particular, o Bullying é um problema que pode afetar vários estabelecimentos escolares. E que ainda vai além das paredes das escolas,o Bullying entra nas casas através da rede de internet , o que chamamos de Cyberbullying.

Definição da palavra Bullying:
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo Bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem umadenominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. 
O Bullying ainda não é crime mas pode vira lei que será chamado de lei 'intimidação vexatória', terá pena de até quatro anos de prisão

O que é Bullying.

O bullying é uma palavra utilizada para relatar atos de violência verbal ou psicológica, repetitivos ou intencionais, praticados por umgrupo de indivíduos ou por apenas um indivíduo que tem como intuito agredir ou intimidar um determinado indivíduo que não tem a capacidade de se defender.
Existem três grupos envolvidos no Bullying, os alvos são alunos que só sofrem o Bullying, os alvos e autores são alunos que ora sofrem ora praticam Bullying, e alunos que só praticam o Bullying são conhecidos como autores do Bullying.O Bullying éum problema encontrado em todo o mundo, no qual está presente em escolas, sejam elas privadas ou públicas, primárias ou secundárias.
Os autores do Bullying são geralmente indivíduos que possuem pouca empatia, no qual regularmente são pertencentes a famílias desestruturadas que contam com baixo relacionamentos existente entre sí. Além disso, os praticantes do bullying criam apelidos às vitimas apartir de uma característica única do mesmo, no qual há casos em que a situação se torna tão embaraçosa que faz com que o aluno deseje mudar de escola e até mesmo de residência. Desta forma, os pais devem estar sempre atentos aos filhos e saber ao máximo o que se passa na escola, assim ao descobrir a existência do problema, deve-se apoiá-los e procurar uma solução juntamente com a direção daescola ou até mesmo da Universidade.

"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs. Ed. Verus) . Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, àprimeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
Dependendo das características individuais e do meio em que vive o aluno que sofre Bullying, dificilmente vai ultrapassar os traumas sofridos na escola, podendo se tornar um adulto depressivo e hostil
Foi na Europa, há dez anos onde começou a ser pesquisada a prática do Bullying, quedescobriram que essa forma de violência ocasionou várias tentativas de suicídio de entre os adolescentes

Bullying entre crianças/adolescentes

Dificilmente quem nunca tenha sofrido algum tipo de piada de mau gosto, ou alguma brincadeira estúpida por colegas na escola, a vítima sofre com angústia, exclusão social e ainda pode desenvolver traumas psicológicos.Essas atitudes devem ser banidas...
tracking img