Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Timidez e o Corpo
A timidez também se revela nas perturbações físicas, onde corpo é totalmente atingido e sua desestruturação é eminente. Sua complexidade se dá à medida que os fenômenos sãocaracterizados nocivos ao homem e incontroláveis. Contudo, as reações físicas são apresentadas de formas variadas, dependendo de cada pessoa e da situação em questão.
Durante uma exposição, ou qualqueroutra situação determinada, seja para uma única pessoa ou várias, o corpo do tímido se transforma, aumentando ainda mais a difícil missão do apresentar-se. As sensações são diferentes paraadolescentes e crianças, estas não conseguem expressar o desconforto que senti, mas, sabem que estes estão relacionadas às situações que enfrenta por esta razão tentam se esquivar através, na maioria das vezes,apelando ao choro. Já o adolescente e o adulto passam por maiores incômodos físicos. O corpo passa a se manifestar em sucessões de eventos. Apenas de imaginar uma situação, onde terá que se expor, oinibido passa a sofrer silenciosamente. Seu medo de errar passa a controlar seu corpo. “Não sendo possível afastar a obsessão de medo, pensar nela é aumentá-la”. (GRATIA, 1951, p.30)
Uma das primeirasperturbações é a da respiração, muito forte e rápida, às vezes sua falta, causa ainda mais temor ao introvertido principalmente por essa respiração ser percebida pelo próprio tímido quanto pelos osoutros, em sua voz tremula, rouca e nas palavras gaguejadas. “Enchendo-se em demasia de ar, os pulmões não se libertam, dando a sensação de sufocamento”. (GRATIA, 1951, p.28)
A elevação da voztorna-se impossível, silabas são engolidas devido à precipitação do falar acelerado para alcançar o fim. O coração dispara, os pensamentos negativos automáticos avisam sobre todos os olhares direcionados aele, assim o medo e a angustia aumenta cada vez mais. A face toma cores, a voz sai com dificuldades, o frio e o calor momentâneo percorrem o corpo todo, o arrepiando.
A mente é abalada à medida...
tracking img