Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA
UNIMEP

TRABALHO VINCULADO À DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA

TEMA: BULLYING NAS ESCOLAS

JUNHO 2010
1. Introdução

Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticado por um indivíduo ou um grupo com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender.Em escolas, o bullying geralmente ocorre em áreas com supervisão adulta mínima ou inexistente.
O objetivo desse trabalho é analisar o significado de bullying uma forma mais complexa, como ele ocorre e por que ocorre nas escolas, avaliar que isso é um problema individual e também social, e mostrar um projeto de lei que junto com o Programa de Combate ao Bullying nas Escolas, onde esseprojeto foi criado pelo vereador Biléo Soares – PSDB, e já foi aprovado. O objetivo desse projeto é prevenir e combater o bullying nas escolas.

2. O que é Bulling?

Bullying é uma discriminação feita por um grupo de cidadãos contra uma única pessoa. Acontece que não é tão simples como parece. Bullying é um mal que se carrega por um longo período de vida. Quando alguém diz que seu cabelo estáestranho, você imediatamente vai arrumá-lo, mas imagine pessoas falando mal do seu cabelo repetidamente, ou te subjulgando por você ter, ou não algo, e diversas outras coisas das quais você não é culpado.culpa por ter ou muitas vezes por não ter. Isso acaba se tornando insuportável, levando sua alto estima para baixo, e os causadores do bullying se sentiriam os heróis. Isso ocasionalmente leva acasos de crianças que até se suicidam, mas não por acharem que a vida é uma droga, mas por acreditarem que o que os causadores do bullying dizem é verdade.
São usados apelidos como “rolha de poço”, “baleia”, “quatro olhos”, entre outros, e atitudes como chutes, empurrões e puxões de cabelo. Alunos “esforçados” que geralmente sofrem represálias por partes de seus colegas em geral não porcaracterísticas físicas, mas também intelectuais. São características típicas de comportamento de alunos em sala de aula.
Brincadeiras próprias da idade? Não. São atos agressivos, intencionais e repetitivos, que ocorrem sem motivação evidente e que caracterizam o chamado fenômeno bullying.
Bullying é um termo inglês, utilizado para designar a prática desses atos agressivos. As conseqüências sãoo isolamento, a queda do rendimento escolar, baixa auto-estima, depressão e pensamentos negativos de vingança.
Estudos mundiais revelam que, de 5% a 35% dos alunos estão envolvidos nesse tipo de comportamento. No Brasil, alguns estudos demonstraram que esse índice chega a 49%.

3. Como ocorre?

Ocorre quando o agressor comete atos repetitivos de opressão, tirania, agressão edominação de pessoas ou grupos sobre outras pessoas, subjulgados pela força dos primeiros. Também colocam apelidos pejorativos nos colegas, aterrorizam e fazem sofrer seus pares, ignoram e rejeitam garotos da escola, ameaçam, agridem, furtam, ofendem, humilham, discriminam, intimidam, ou quebram pertences dos colegas, entre outras ações destrutivas.
Na violência ou no comportamento violento, há semprea utilização da força ou poder físico sobre o outro, isto é, o agressor utiliza seu próprio corpo ou objeto para inflingir dano ao outro. Assim, violência e bullying seriam manifestações distintas de conduta agressiva que poderiam sobrepor em diversas situações.
O momento no interior da escola em que há manifestações de bullying é o horário do recreio. Sabe-se que esse é um período em queocorrem os seguintes problemas: não há supervisão dos professores; há um acumulo de várias turmas e, conseqüentemente, alunos de diferentes idades dividem o mesmo espaço; quando há inspetor de supervisão, normalmente estão em número reduzido para o contingente de alunos; em muitas escolas, não há atividades orientadas durante o recreio; e há jogos com bola na quadra (futebol é o mais comum) sem...
tracking img