Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando o professor comete Bullying?

PÚBLICO ALVO
Coordenadores pedagógicos e professores.
O foco desta pesquisa é uma área de comportamento abusivo que não tem recebido praticamente nenhuma atenção – quando os professores praticam bullying contra os alunos. Para o objetivo deste estudo, bullying por professores, é definido como um padrão de conduta enraizada num diferencial de poder, queameaça, fere, humilha, induz medo ou provoca consideravel stress emocional nos alunos. Sunamita Silva Oliveira (quando um professor comete o bullying). Aqui se incluem comportamentos que qualquer pessoa razoável reconheceria como tendo um risco significativo de prejudicar os alunos. Relato aqui uma história: recentemente, fui abordada por uma mãe de aluno, que me relatou uma história estarrecedora,presenciada por ela na sala de aula que seu filho frequenta - uma escola municipal em uma cidade do interior. De acordo com a mãe, que ao queixar-se do baixo rendimento do filho, ouviu da professora a seguinte explicação: "Não tem como dar mais conteúdo não. Eles são "tudo" burro. Eu já separei a sala em três - essa fila é dos que leem essa outra dos que leem um pouquinho, e essa aqui, dosburros, que não leem nada, não sabem nada. "
O bullying cometido por professores tem algumas semelhanças com o bullying entre pares. Também é um abuso de poder que tende a ser crônico e geralmente é expresso de forma pública. É uma forma de humilhação que gera atenção por degradar um aluno na frente dos outros. Com efeito, o bullying pode ser uma cerimônia pública de degradação em que ascapacidades da vítima são rebaixadas e sua identidade é ridicularizada.
 
OBJETIVO
O objetivo é reunir os professores junto com a coordenação pedagógica para a elaboração de um projeto que seja discutido compreendido e realizado de acordo com as necessidades e dificuldades de convivência de alunos e professores em um espaço que deve predominar a educação o respeito e a socialização uns com osoutros, a escola.
  Assim podendo trabalhar junto com a coordenação pedagógica e os professores ações que ajudem os professores a lidarem com o estresse da carga horária e conscientiza-los das consequências do tratamento dos alunos, e estabelecerem de que forma possam melhorar essa situação. Descobrirem juntos o valor de cada palavra pronunciada e através destes encontros experênciar a cada passo,como podemos mudar com pequenas palavras a vida de alguém, tanto no aspecto positivo como negativo.
Teoria e autores: Artigo científico (Bullying na escola: esta brincadeira não tem graça).
CARLA PATRÍCIA DA SILVA ARAÚJO e LUCIANA RIOS DA SILVA
O bullying é um termo em inglês, que não tem uma tradução específica para o português, mas seu significado está ligado ao uso, por uma pessoa ou grupode pessoas, da superioridade física ou intelectual para intimidar alguém de maneira repetitiva. Esse comportamento autoritário causa um sentimento de rejeição, abandono e preconceito, podendo ocasionar graves problemas emocionais na vida da vítima.
Nesse sentido, (Feijó 2010) considera que o sentimento de rejeição provoca comportamentos antissociais como isolamento dos colegas e queda norendimento, em casos extremos leva até ao suicídio. Esse comportamento que ocorre principalmente entre os adolescentes, também é baseado em questões interligadas aos valores questionáveis, ou falta de princípios que devem ser ensinados pela família. Esta pesquisa, então, se justifica pelo fato de, além de ter despertado interesse pessoal dos pesquisadores, por se tratar de um tema que vem ganhando espaçopela influência das suas consequências na sociedade, a mesma pode vir a colaborar com a prática dos profissionais de educação, para que se entenda a real gravidade do problema, e que os mesmos possam estar mais atentos em suas práticas, no sentido de identificar quando está ocorrendo o bullying. Para Fante (2008), o termo bullying, refere-se a uma situação na qual um indivíduo ou um grupo de...
tracking img