Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Este trabalho é uma monografia que tem como proposta discutir Temática “Bullying Empresarial”. A motivação para tratar deste tema surgiu por ser um tema popular entre as pessoas. Com isto, pude observar que para ele ser praticado, não tem idade e nem local certo para fazer vítimas de Bullying, e que, na maior parte dos casos, são pessoas leigas no assunto, chegando até aconfundir liberdade com libertinagem. Diferente do que se imagina a prática do bullying não ocorre somente dentro das salas de aulas entre os alunos, e sim nas grandes empresas entre os funcionários.

O bullying no local de trabalho pode se tornar um grande pesadelo para muitas pessoas, esse comportamento tão eficaz e destrutivo da nossa auto-estima, estando presente entre adultos e seuslocais de trabalho. Com pouquíssimas diferenças nas suas definições e muita semelhança nas suas conseqüências. É um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.

Obullying assume duas formas: o bullying físico/direto e o bullying social/indireto. O bullying físico/direto chama-se assim porque se caracterizam pela violência de carácter físico, como bater e empurrar, sendo também a prática mais comum dos rapazes. Por sua vez o bullying social/indireto, assume esta definição por se voltar para a vertente psicológica, sendo mais praticado por raparigas e cujoobjetivo principal é o de levar a vítima ao isolamento social, regra geral através de práticas como espalhar histórias maldosas, rejeitar, ofender e gozar com os aspectos socialmente significativos da vítima.

Em alguns dos casos as pessoas são simultaneamente vítimas e agressoras de bullying, ou seja, em determinados momentos cometem agressões. Nas empresas, a maioria dos atos de bullying, asgrande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida. As vítimas de intimidação normalmente são indefesas e incapazes de motivar outras pessoas para agirem em sua defesa. “Trata-se, infelizmente, de um problema que afeta-as nossas empresas, escolas, comunidades e toda a sociedade”.

Comportamentos de bullying no local de trabalho podem ser identificados através de Críticasnão cabíveis, Culpar o funcionário sem uma justificativa real, Ser tratado de forma diferente da sua equipe de trabalho, Ser alvo de xingamentos, Ser excluído ou isolado socialmente, Ser alvo de gritos ou ser humilhado, Ser alvo de piadas, Ser constantemente e excessivamente vigiado.

Freqüentemente envolve o abuso ou mau uso do poder. A prática do Bullying inclui comportamentos queintimidam, denigrem, ofendem ou humilham um trabalhador, normalmente na frente de outras pessoas.  A prática do bullying cria sentimentos de impotência no alvo e minimiza o direito do indivíduo à dignidade no trabalho.

Lidar com o poder é um dos grandes temas da sociedade e não domina apenas as relações de trabalho. Quem tem o poder quer mantê-lo a todo custo, e quem não tem terá que seposicionar contra ou a favor dos poderosos. É cada vez mais raro e difícil para o funcionário conseguir manter uma postura de neutralidade nos ambientes corporativos, sem correr o risco de ser tachado de "em cima do muro".

É importante lembrar que a prática do bullying é diferente da agressão. Enquanto a agressão pode significar um ato isolado, a prática do bullying requer ataques repetitivoscontra o alvo, criando um padrão de comportamento que nunca acaba.

Outro ponto importante a ser levado em consideração é que chefes “durões” ou “exigentes” não são necessariamente bullies/agressores, uma vez que suas motivações principais são conseguir o melhor desempenho de seus funcionários.
Além disso, muitas situações de bullying envolvem funcionários agredindo seus próprios colegas,...
tracking img