Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nomes
Nomes
Nomes

AS CAUSAS MAIS COMUNS DE AGRESSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR “BULLYING”

BAURU
2010

Nome
Nome
Nome

AS CAUSAS MAIS COMUNS DE AGRESSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR “BULLYING”

BAURU
2010

FOLHA DE APROVAÇÃO

AS CAUSAS MAIS COMUNS DE AGRESSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR “BULLYING”

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à ETEC Rodrigues de Abreu, como requisito para obtençãodo título de Técnico em Enfermagem, sob Orientação Profª Shirley Valéria Peres Ribeiro

Aprovado em ______/_______/_______

Banca Examinadora

Profª. Franciele Costa da Silva
Instituição______________________________ Assinatura____________________
Profª. Shirley Valeria Peres Ribeiro
Instituição______________________________ Assinatura____________________
Profª. Maria Antonieta CassetariTrindade
Instituição______________________________ Assinatura____________________
AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente à Deus, pela vida, por estar sempre no nosso caminho, iluminando e
guiando às escolhas certas.
Aos nossos pais, que foram à base de tudo pra nos, apoiando-nos nos momentos difíceis com força, confiança, amor, ensinando-nos a persistir nos nossos objetivos e ajudandoa alcançá-los.
Às nossas amigas pela convivencia, paciência e carinho, pelos incansáveis momentos dedicados a nossa pesquisa, por estarem presentes em distintos e importantes momentos da minha graduação e se tornar uma irmã.
A orientadora Profª. Shirley Valeria Peres Ribeiro , agradeço as cobranças, exigências, dinamismo, confiança e por acreditar em nosso potencial.
Aos pacientes queacreditaram na nossa proposta de tratamento e aceitaram participar da mesma.
Enfim a todos que contribuíram para o sucesso deste trabalho. Muito obrigada.




RESUMO

Alertar os profissionais da área da saúde sobre a alta prevalência da prática de bullying entre estudantes, conscientizando-os da importância de sua atuação na prevenção, diagnóstico e tratamento dos possíveis danos à saúde eao desenvolvimento de crianças e adolescentes, além da necessidade em orientar as famílias e a sociedade para o enfrentamento da forma mais freqüente de violência juvenil.
O comportamento agressivo entre estudantes é um problema universal, tradicionalmente admitido como natural e freqüentemente ignorado ou não valorizado pelos adultos. Estudos realizados nas últimas décadas demonstraram que asua prática pode ter conseqüências negativas imediatas e tardias para todas as crianças e adolescentes direta ou indiretamente envolvidos.
A adoção de programas preventivos continuados em escolas de educação infantil e de ensino fundamental tem demonstrado ser uma das medidas mais efetivas na prevenção do consumo de álcool e drogas e na redução da violência social.
Foram acessados bancos dedados bibliográficos e páginas de relevância na Internet, identificando-se artigos e textos recentes sobre o tema.
1 INTRODUÇÃO

O tema deste trabalho foi estabelecido a partir de observações informais no nosso cotidiano e, também, no dia-a-dia das escolas. Verifica-se que há uma discussão intensa sobre o tema da agressividade e da violência, não só na sociedade em geral, mas também, nasinstituições escolares, através do bullying, onde a presença de comportamentos agressivos tem sido cada vez mais forte.
Diante desse contexto, avalia-se a necessidade urgente não só de debatermos e compreendermos o bullying como também elaborarmos, em conjunto, ações que possam ser desenvolvidas junto aos alunos, às suas famílias, às escolas e à sociedade de modo mais amplo, a fim de minimizá-lo.
Oprimeiro contato com o conceito de bullying surpreendeu-nos, devido às diversas formas de violência que hoje encontramos nas escolas. Para tanto, apontamos como questões norteadoras deste trabalho, as seguintes perguntas: Qual o conceito que se tem sobre bullying?
Que ações a escola deve desenvolver diante dos comportamentos agressivos na instituição?
Qual o papel da família diante dos...
tracking img