Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bullying: ações pedagógicas para prevenção


Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (412) – Prática do Módulo I
Pedagogia
23/11/2011


RESUMO

Não é de hoje que a violência existe, aliás, nunca se deu tanta importância a ela como nos dias atuais. Desde que o mundo é mundo ouvimos falar de discriminação, deboches, implicância, apelidos pejorativos, agressões físicas,morais, verbais e até materiais. Mas a verdade é que só agora devido ao crescente número de casos e cada vez mais grave, principalmente no âmbito escolar é que a violência recebeu o nome de bullying, um termo inglês que tem origem da palavra bully, que significa valentão, intimidador. O bullying é um problema gravíssimo que acontece dentro das escolas, mas que jamais deve ser confundido comagressões corriqueiras, casuais, pois visto que aquelas se caracterizam pela sua intenção de magoar e causar danos, e pela sua repetição contra um mesmo alvo, causando-lhe sérios transtornos físicos, cognitivos e psicológicos, sendo este último tipo o mais grave. Porém aqui no Brasil, o fenômeno chamado bullying, ainda carece de estudos mais aprofundados, visto que os pesquisadores que hoje tratam daviolência interpessoal, não dão a devida importância e atenção àquelas que são infligidas com intenção e repetidamente contra a mesma vítima por discriminações como: etnia, religião, comportamento, sexualidade, entre outras.


Palavras-chave: Bullying. Violência. Escolas. Educação

1 INTRODUÇÃO

A violência alarmante, que hoje assola a nossa sociedade tem crescido muito no mundotodo. São tipos de violência que vão desde a falta de respeito a crimes hediondos. E até mesmo na escola, um lugar onde se constrói saberes, ela está cada vez mais presente. É impossível contar os vários casos de vandalismo, assassinatos, falta de respeito, indisciplinas e até incivilidades, também caracterizadas como bullying. O bullying é um problema mundial que pode ocorrer em qualquer contextoem que haja pessoas interagindo, como em escolas, universidades, ambiente de trabalho, na família, entre vizinhos, etc. É comum as escolas dizerem que não toleram o bullying entre seus alunos, funcionários e outros, pois atualmente o bullying é considerado o problema mais preocupante dentro da escola, devido a sua crescente disseminação entre os estudantes, mas também é fato que muitas vezesdesconhecem o problema ou não admitem a ocorrência do mesmo, pois, apesar da mídia divulgar o tempo todo, inúmeros casos de agressões que são consideradas bullying, esse tema ainda é desconhecido, pouco entendido e inaceitável onde quer que seja e com quem quer que seja.
Dentro das instituições de ensino tanto públicas, quanto particulares, jovens, crianças e adultos são afetados por essetipo de violência.
No desenvolvimento deste trabalho abordaremos tópicos como o que é o bullying, características de seus autores, de seus alvos, qual a importância das testemunhas, quais as conseqüências sofridas pelas vítimas das agressões, o que leva o autor a praticar este tipo de violência e principalmente quais devem ser as ações pedagógicas de prevenção contra o bullying dentrodas instituições de ensino.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O QUE É BULLYING?

O bullying nada mais é do que uma forma gratuita de agredir e intimidar as pessoas. As agressões podem ser tanto físicas, como verbais, morais e até materiais e tem como único objetivo causar dor e angústia. Essas agressões ocorrem através de repetidas perseguições intencionais, sem motivo algum e sem benefícioalgum para ambas as partes, pelo contrário, o que ocorre são marcas que muitas vezes dura a vida inteira.
Na verdade, o bullying sempre existiu, pois desde que o mundo é mundo, sempre houve discriminação, deboche, apelidos pejorativos, agressões físicas sem motivo, mas essas violências nunca tiveram a importância que deveriam ter e que hoje tem, devido ao fato de estarem ficando cada...
tracking img