Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A FORMA MAIS FREQUENTE DA VIOLÊNCIA JUVENIL
Bullying, palavra de origem inglesa que significa: práticas agressivas, repetidas, verbais, físicas, morais ou psicológicas, que têm o intuitode envergonhar, constranger, intimidar, amedrontar, excluir e humilhar alguém; acontece nas escolas e pode ser praticado por professor contra aluno, por alunos contra professor, por alunos contraaluno e professores contra professor, há ainda o cyber-bullying, uso das redes sociais para atacar a vítima. Diante de um tema de grande repercussão mundial, reunimos opiniões de autores e especialistasno assunto, a fim de questionarmos o posicionamento das autoridades e o verdadeiro significado desta frequente ocorrência nas instituições de ensino.
Segundo Aramis A. Lopes Neto énecessário alertar os pediatras sobre a alta prevalência dessa prática entre os estudantes, conscientizando-os de sua importância na prevenção, diagnóstico e tratamento dos possíveis danos a saúde e aodesenvolvimento das crianças e adolescentes, além da necessidade de orientar as famílias e a sociedade para o enfrentamento da forma mais freqüente da violência juvenil.
O psicólogo PauloBecare Henrique diz que o bullying não pode ser usado como explicação para todas as atitudes perversas do ser humano, que o fenômeno existe e tem muitas implicações individuais e sociais;evidentemente isso não pode ser ignorado. Mas não podemos ser levianos em reduzir tudo a essa questão. Tal atitude, além de reducionista, pode mascarar as verdadeiras causas para assassinatos tão brutais como osque aconteceram em Realengo.
Em uma de suas reportagens Emerson Rodrigues destaca o que aconteceu no Centro Integrado de Educação e Saúde (CIES) Professora Terezinha Parente no BairroCurió em Messejana-CE: Outra escola de Fortaleza foi palco de cenas de bullying e violência, contudo, dessa vez os insultos terminaram em morte. Na noite de ontem (21/06/2011), uma estudante de 17...
tracking img