BULLYING: O “NOVO” COMPORTAMENTO QUE INTIMIDA

565 palavras 3 páginas
BULLYING: O “NOVO” COMPORTAMENTO QUE INTIMIDA

AUTOR(ES) : DANIELA BARBOSA DA SILVA¹; CAROLINE DA PAZ DIAS¹ MARIA JOSÉ ALVES SANTA ROSA¹

1 Unimontes; Acadêmicas do curso de Pedagogia; dannybs02@hotmail.com; carolinedapaz14@hotmail.com; malvessantarosa@yahoo.com.br
INTRODUÇÃO

A violência nas escolas públicas é um tema complexo, visto que há vários tipos de violência; física, patrimonial, doméstica, sexual, entre outras. Quem nunca fez chacota ou foi chacoteado por alguém, nas escolas? Com piadas, risadinhas e apelidos ? Isso ocorre com freqüência entre crianças e adolescentes, trata-se de bullying. Esse termo é novo, mas vem sendo praticado há muito tempo sem o conhecimento de que essas ações poderiam se agravar.
O bullying pode ser entendido como fenômeno de provocação/vitimação ou intimidação, compreende-se como atos agressivos. Essa agressividade tem conseqüências negativas para os envolvidos – agressores e vítimas.
OBJETIVO

Neste sentido o presente artigo pretende-se analisar a interferência da prática do bullying na escola pública estadual de Janaúba no processo de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental.

DESENVOLVIMENTO

Um grande problema que vem enfrentando as escolas públicas é a questão da violência, a qual é tão complexa e trás conseqüências negativas para a educação. Como a prática de bullying, que é um tipo de violência simbólica, tem sido freqüente, viu-se a necessidade de pesquisar a interferência dessas ações na aprendizagem dos alunos. É importante para a sociedade saber que essas práticas prejudicam a aprendizagem porque ela é também responsável pela conduta dos indivíduos. Um estudo bibliográfico dessa temática é de suma importância para compreender o fenômeno e refletir criticamente, esse estudo teve um embasamento teórico com os seguintes autores , Abramovay (2002), Azevedo( 2004), Lima e Lucena(2009), Lima(2004), Neto (2005), com este estudo percebeu-se que tanto crianças quanto adolescentes estão correndo risco

Relacionados