Bulliyng

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA


Faculdade Metropolitana de Guaramirim – FAMEG / UNIASSELVI
Psicologia (PSI 1.5) – Psicologia da adolescência
10 / 05 / 2012

RESUMO

O mundo vem observando a crescente onda de mães adolescentes, que engravidam muito cedo, onde poderiam estar desenvolvendo algumas aptidões emocionais e cognitivas, além de acumular experiência, dentro da liberdade que existeneste período, próprias para viverem diversas circunstâncias e posteriormente adentrar no universo adulto, para daí constituir uma família, engravidar, mais não é isso o que acontece. No entanto, com a falta de conhecimento, ou até mesmo agindo por impulso, á um grande numero de adolescentes que acabam tomando outro rumo e engravidam, iniciando ai uma restrição de suas atividades no campo dodesenvolvimento profissional e escolar, não generalizando mais uma grande parcela acabam engravidando tendo dificuldades para poder criar e educar este filho, e também gerando muitas vezes conflitos familiares, tendo que os avôs acabarem cuidando e dando suporte necessário para está mãe adolescente e este bebê.

Palavra-chave: gravidez; adolescência; falta de conhecimento.

1 INTRODUÇÃO

Estetrabalho foi realizado com o propósito de mostrar todo o período da gravidez na adolescência, e alertar sobre os riscos de uma gravidez precoce e muitas vezes indesejada. Mostrando que a gravidez é um momento da vida que requer muito cuidado, atenção e dedicação. Trata-se de um processo que marca muito a vida da mulher, que durante nove meses carrega um ser, que necessitará de todo carinho e dedicação.Também é um período onde a gestante precisa de apoio psicológico. Atualmente o número de adolescentes grávidas tem aumentado cada vez mais num contexto não favorável as garotas. Elas vivenciam dois tipos de problemas emocionais, que é a perda de seu corpo infantil, e por adquirir um corpo adolescente, que está sendo modificado novamente pela gravidez. Estas transformações corporais rapidamenteocorridas, de um corpo em formação para o de uma mulher grávida, são vividas muitas vezes com certo espanto pelas adolescentes. Por isso é muito importante a aceitação de apoio quanto às mudanças estão ocorrendo, por parte do companheiro, dos familiares, dos amigos e principalmente pelos pais, algo que muitas vezes não acontece.

2 GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

A adolescência é uma etapa dealteração entre a infância e a idade adulta, quando o desenvolvimento da sexualidade reveste-se de uma essencial importância para o desenvolvimento do sujeito em direção à sua identidade adulta, determinando sua auto-estima, relações afetivas e inserção na estrutura social. (Hercowitz, 2002).
A gravidez natural e sadia só são possíveis a partir dos momentos em que os sujeitos envolvidos já têm todos oselementos orgânicos necessários para ela acontecerem, especialmente o amadurecimento dos órgãos e aparelhos reprodutores com seus hormônios. E é na adolescência que ela se completa e a partir dela que se podem ter filhos. (Klajner, Henrique 2005).

A adolescência é a fase do desenvolvimento humano que se caracteriza pelas maiores e mais intensas transformações físicas, mentais e espirituais,início da maturação do indivíduo que fornece condições necessárias e imprescindíveis para muitos comemorativos da vida, inclusive a gravidez (Klajner, 2005 p.125).

Os humanos há algumas décadas, têm se esforçado para não procriar na adolescência, mais esta ocorrência é possível em muitos adolescentes hoje. Estes, ainda fisiologicamente aptos para serem pais, tentam adiar este acontecimento paraquando outras condições, tais como as sociais, profissionais e econômicas, forem satisfeitas, levados pelos avanços da civilização contemporânea (Klajner, 2005).
Há cerca de dois séculos, a adolescência realmente representava o último passo para a fase adulta. As crianças eram educadas e ensinadas, desde cedo, a vislumbrá-la como época em que deveriam se preparar para casar e tiver filhos. As...
tracking img