Bulhas e sopros cardíacos

Páginas: 11 (2722 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
Sistema Cardiovascular

Bulhas e Sopros Cardíacos

Bulhas e Sopros Cardíacos
O conceito de pressão máxima e pressão mínima
Quando se registra uma pressão de 120 mmHg por 80 mmHg, indica-se que a pressão sistólica é de 120 mmHg e a pressão diastólica é de 80 mmHg, ou seja, que estas são, respectivamente, as pressões máxima e mínima. Os conceitos de pressão máxima e mínima têm relação com ociclo cardíaco, onde estas são as pressões mais alta e mais baixa registradas durante esse ciclo. Na verdade, existem diferentes valores de pressão ao longo do ciclo cardíaco, mas considera-se o valor máximo, que é aquele que está na fase de ejeção (quando o sangue passa do ventrículo esquerdo para aorta, e a pressão vai subindo, até atingir um valor máximo). Na diástole, não ocorre mais ejeção;dessa forma, a pressão ventricular fica menor do que na aorta, provocando um gradiente aorto-ventricular: a tendência é que ocorra um fluxo retrógrado, da aorta para o ventrículo, impedido pelo fechamento das válvulas semilunares; com isso, há um refluxo de sangue, caracterizado por uma incisura dicrótica, no registro da pressão aórtica. Há uma diminuição na pressão da aorta, com o escoamento dosangue para as artérias de menor calibre; só que esse processo não é imediato, pois existe uma inércia no sistema (pela viscosidade do sangue e resistência periférica a esse esvaziamento), de forma que a pressão vai caindo lentamente durante a diástole, até que haja um novo período de ejeção. O valor mínimo registrado, antes desse novo período de ejeção, constitui a pressão diastólica. Observe queexistem várias pressões durante o período de diástole (é uma variável contínua).

A influência da resistência vascular periférica no fluxo sanguíneo
A velocidade do escoamento do sangue das grandes artérias vai estar diretamente condicionada à resistência oferecida pela circulação periférica, que é dada pelo grau de contração das arteríolas, nos diferentes leitos capilares. Quando um indivíduoencontra-se em um quadro de hiperatividade simpática, a resistência vascular periférica é aumentada, fazendo com que a pressão diastólica arterial caia lentamente, assim como ocorre num quadro de volemia elevada, pois o sangue enfrenta uma maior dificuldade para escoar para os tecidos.

1

Sistema Cardiovascular

Bulhas e Sopros Cardíacos

Quando se soma os diâmetros de todos os leitoscapilares, tem-se um valor muito maior que a soma dos leitos das grandes artérias. Com isso, a velocidade do fluxo nos capilares é muito menor que aquela registrada nas grandes artérias. À medida que o fluxo se afasta do coração, as pressões nos leitos vasculares vão experimentando uma diminuição, devido ao atrito do sangue com as paredes dos vasos, que vão se estreitado cada vez mais. Sendo assim,aconselha-se a medição da pressão arterial, na artéria braquial esquerda, pelo fato da curvatura da aorta ser também para o lado esquerdo. Desta forma, é possível se registrar uma medida mais fidedigna da pressão arterial, do que se poderia encontrar, caso a medida fosse realizada, por exemplo, na artéria braquial direita.

Histologia do coração
Uma grande vantagem do tipo de disposição de fibrasdo músculo cardíaco é que o impulso, uma vez atingindo uma célula, passa com grande facilidade às outras que compõem o mesmo conjunto, atingindo-o por completo, após alguns centésimos de segundos. A este conjunto de fibras, unidas entre si, damos o nome de sincício. Portanto podemos dizer que existe uma natureza sincicial no músculo cardíaco. Existem, na verdade, 2 sincícios funcionais formando ocoração: um sincício atrial e um sincício ventricular. Um sincício é separado do outro por uma camada de tecido fibroso. Isto possibilita que a contração nas fibras que compõem o sincício atrial ocorra num tempo diferente da que ocorre no sincício ventricular.

A atividade elétrica do coração
A ritmicidade própria do coração, assim como o sincronismo na contração de suas câmaras, é feito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sopros cardíacos
  • Sopros cardiacos em Pediatria
  • ciclo cardiaco e Sopros
  • bulhas
  • Sopro
  • Bulhas
  • Sopro
  • Sopro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!