Bule de chá

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Apresentação

O bule de chá

Justificativa

Análise da concorrência

O bule

O vidro

O vidro borosilicato

A conformação por sopro

Tratamento térmico

Estudos preliminares do projeto

Roughs

Modelo de Estudo

Desenhos técnicos

Anexos

Referênciasbibliográficas

Lista de Figuras

Apresentação

Desde a descoberta do chá, proveniente das folhas da Camellia Sinensis, existem lendas e muitas histórias sobre esta bebida tão antiga. “Conta uma lenda chinesa que no ano 2737 a.C., o imperador Shen Nung descansava sob uma árvore quando algumas folhas caíram em uma vasilha de água que seus servos ferviam para beber.Atraído pelo aroma, ele provou o líquido e adorou”. (PETTIGREW, 1997, p.8).
Assim nascia o chá. Pode ser que essa história não seja verdadeira, mas dá um ar romântico à origem de uma bebida conhecida mundialmente. Essa lenda é divulgada como a primeira referência à infusão das folhas de chá verde, provenientes da planta Camellia sinensis, originária da China e da Índia.
Nosprimórdios da história do chá na China, as folhas eram fervidas na água em panelas abertas. Somente na Dinastia Ming a moda de mergulhar em água quente as folhas já processadas criou a necessidade de um recipiente coberto, onde se pudesse fazer a infusão das folhas e manter o néctar quente.
Ao propor este trabalho de conclusão de curso, optei pelo bule, que tem uma longa história emtodo o mundo. Mais do que um produto de uso diário, o bule é um ícone cultural com forte presença no cotidiano asiático e europeu, e tem se destacado cada vez mais nos lares dos brasileiros.
O hábito de consumir chá tem aumentado, inclusive no Brasil, uma vez que os consumidores procuram aliar o prazer da degustação aos benefícios à saúde. Todos os anos os fabricantes de chás investem empesquisas e no desenvolvimento de produtos cada vez mais atraentes, pelos aromas, sabores, embalagens e variedade de combinações. Há no mercado, uma grande variedade de chás, prontos para consumo.
Os chás, com tantas facilidades, variedades e vantagens, só podem conquistar cada vez mais adeptos de seu consumo e apreciadores. 

O bule de chá

Jarros que seassemelhavam a um bule moderno foram usados na China durante séculos para vinho, e acabaram adaptados para a infusão do chá.
O conceito do bule de chá evoluiu, e quando os holandeses começaram a transportar carregamentos de chá da China para a Europa nos finais do século XVI, os bules que incluíam nas suas compras eram pequenos, de base larga e baixos, com grandes bicos que não entupiamfacilmente com as folhas. A louça de argila chinesa era desconhecida na Europa, e os ceramistas holandeses copiaram, até ao fim do seculo XVII, os bules resistentes ao calor.
Os europeus nunca tinham visto louça como a produzida na China, muito menos o material fino e translúcido chamado porcelana, inventada pelos chineses na Dinastia Chang.
Os irmãos Eler, dois conhecidosceramistas dos países baixos, levaram a sua arte para Inglaterra em 1686, estabelecendo-se em Staffordshire, e lançaram a indústria inglesa da cerâmica. Os Eler e outros ceramistas europeus demoraram cem anos para descobrir o segredo da manufatura da genuína porcelana de pasta dura e da bone china - que leva pó de ossos bovinos, garantindo menos espessura, mas sem perder resistência.
Osceramistas britânicos começara a fazer louças para chá em argila e porcelana no século XVIII, quando nomes como Wedgwood, Spode, Worcester, Mintons e Derby se tornaram famosos. A dimensão, formato e materias dos bules mudaram ao longo dos anos, de acordo com a moda vigente e necessidade dos consumidores. Os primeiros bules seguiram a tradição chinesa, usando símbolos e criaturas mitologicas.
Já...
tracking img