bukkying

366 palavras 2 páginas
Bullying
Bullying ocorre em qualquer contexto social: escolas, trabalho, família, vizinhos, etc. São agressões intencionais, verbais ou físicas, que feitas de maneira repetitiva por um individuo contra uma pessoa, pode afetar emocionalmente ou fisicamente.
Isso pode ocorrer a partir dos três anos de idade, quando a criança tem consciência “quem eu sou” e consegue identificar o outro. Ex: uma criança que não consegue segurar o xixi, e a outra coloca apelido para ofender, isto e bullying.
Um aluno que passa por esse processo pode ter queda no rendimento escolar, outros pode apresentar doenças psicossomáticas (sofrem algum tipo de trauma que vai influenciar nos traços de personalidade). Alguns casos extremos, afeta o estado emocional que pode levar a soluções trágicas, como o suicídio.
Quem prática bullying: são alunos que se acha poderoso, popular, tende a passar uma imagem de si mesmo. Ou quem participa como espectador do ato, pois não defende a vitima e caba reforçando a agressão ou rindo dando incentivo ao ato.
Geralmente o aluno que sofre bullying são as crianças ou jovens com baixa autoestima ele é retraído e não consegue se defender.
Há uma diferença entre a prática bullying meninos: chutam, gritam, empurram, batem.
Meninas: fazem fofocas, boatos, olhares, sussurros e a exclusão.
Quando o professor identifica um ato de bullying ele deve interferir imediatamente, ele deve ser o primeiro a mostrar respeito. Ele deve colocar o agressor no lugar da vitima. EX: O apelido é engraçado? Como você se sentiria se fosse chamado assim?
O professor deve incentivar a solidariedade, generosidade, o respeito e as diferenças por meio de conversas. Deve elaborar trabalhos didáticos, atividade cooperação e interpretação, deve desenvolver em sala de aula um ambiente favorável comunicação entre os alunos
Com tudo a direção da escola tem que ser comunicada imediatamente, pois em alguns casos os pais têm que ser comunicados para intervenção dos conflitos- seja o filho alvo

Relacionados