Buerarema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Buerarema - Minha cidade natal.
HISTÓRIA DA CIDADE

Buerarema é uma cidade da microrregião cacaueira, resultante das prolongadas secas nordestinas, que mantiveram um êxodo populacional intenso,notadamente de sergipanos.

Por outro lado, fatores climáticos favoráveis, aliados a extensas áreas devolutas e de grande fertilidade, consistiram-se num grande atrativo, capaz de fixa-los na novaregião bastante carente do elemento humano.

O governo baiano da época estimulou o fluxo, com um transporte gratuito e assim conseguia mão de obra barata para a cultura cacaueira, aproveitando a crisede Sergipe.

Seu desbravamento teve início nos ido de 1910, quando Antônio Batista de Oliveira formou um núcleo agrícola nas vizinhanças das fazendas de Ubaldo Ramos, José Amaro, João AurelinoMacedo, no local hoje denominado fazenda Conceição, de Ulisses Dórea, à margem da BR-101, próximo ao trevo rodoviário.

Seu nome primitivo Macuco se deve ao príncipe Maximiliano, da Áustria, que em 1860fez longas excursões pela região encantado e, por onde passava em sua longa caçada, acabava batizando o lugar.

Em Macuco, ao caçar essa ave, que existia em abundância, acabou dando um nomedefinitivo ao povoado, que então se formava.

As margens do ribeirão Macuco foram construídas os primeiros casebres, onde se instalaram as famílias de Antônio Batista de Oliveira, Camilo Diógenes, PlínioFeliciano, além dos comerciantes João Aurelino e José Duarte.

O crescimento daquele núcleo não foi nada fácil devido, principalmente, a falta de estradas, grande fator de desenvolvimento, e aausência total de assistência no campo de saúde. Somente em 1913 pode Macuco contar com uma farmácia, a Farmácia Cabral, onde seu proprietário fazia o papel de médico-farmacêutico. Em 1922, pode contar comsua primeira via de comunicação – a estrada Pontal Macuco e. logo a seguir, com o primeiro administrador José Cardoso e o primeiro religioso, Monsenhor Moisés.

Hoje, Buerarema constituie-se num...
tracking img