Budismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Conceito

A qualificação do budismo é um tanto quanto complexa. Para os seus seguidores, ele não é considerado apenas como uma religião, mas também um sistema ético e filosófico de vida, não teísta, isto é, sem Deus, que consiste na busca pela iluminação espiritual através do ensinamento de como superar o sofrimento e atingir o nirvana – estado total de paz e plenitude - por meio dadisciplina mental e de uma forma correta de vida.

Entretanto, é correto classificar esse sistema como uma religião porque possui todas as atribuições de uma prática religiosa: possui mosteiros, altares, discípulos, rituais específicos, entre outras características.

2. História da seita - ORIGEM

O budismo surgiu na Índia, por volta do século VI a.C, como uma facção dentro do hinduísmo, umaoposição a algumas de suas características como o culto a muitas divindades, a ênfase no sistema de castas e ao poder da classe sacerdotal hinduísta.

Seu fundador foi Sidarta Gautama, um príncipe hindu do nordeste da Índia, nascido por volta de 560 a.C, filho do chefe da família Gautama e líder de um clã da casta dos guerreiros que viviam onde hoje é o Nepal. Seu nascimento, como o de Jesus e de Maomé,foi objeto de muitas análises, incluindo a narrativa de uma concepção sobrenatural. Os relatos de sua vida estão cheios de fatos reais e lendas, difíceis de serem distinguidas historicamente entre si. Mas as narrativas relatam que Sidarta Gautama vivia num palácio longe da miséria, tendo crescido no meio do luxo e da fortuna, impedido por seu pai de conhecer as carências e o sofrimento do mundoque ficava além das muralhas do palácio. Apesar da proibição do pai, ele se arriscou a sair do palácio e viu, pela primeira vez, um velho, um homem doente e um cadáver, cenas que mudaram sua vida.

Educado segundo a crença de contínuos renascimentos através de incontáveis eras subseqüentes (reencarnação), a perspectiva de doença e morte se repetindo interminavelmente tornou-se terrível paraSidarta. Gautama percebeu que uma vida de riqueza e prazer é uma existência vazia e sem sentido, e sentiu-se tomado por uma grande compaixão pela humanidade e chamado por deuses para livrá-la do sofrimento. Assim, abandonou o palácio e se tornou um andarilho. Conta-se que Sidarta, depois de uma vida de abundância, passou para o extremo oposto com a prática de exercícios ascéticos, ou seja, a um modode vida contemplativo, obrigando-se a comer cada vez menos, até que finalmente, segundo a lenda, conseguia sobreviver com um único grão de arroz por dia. Dessa maneira ele esperava dominar o sofrimento, mas essa prática exagerada não lhe trouxe resultados.

Sidarta Gautama então abandonou o ascetismo, buscando a salvação por meio da meditação. Assim, Ele adotou o que os budistas chamam hoje de"caminho do meio", um caminho que não passa pela luxúria e pelos prazeres sensoriais, mas que também não passa pelas práticas de mortificação do corpo. Esse “caminho” é a conquista do domínio desapegado das emoções opostas, isto é, positivas e negativas, que matem o indivíduo preso ao perpétuo ciclo de renascimento.

A iluminação que procurava foi alcançada aos 35 anos, aproximadamente, após seisanos de busca, debaixo de uma figueira onde estava a meditar por 7 dias. Sidarta agora se transformara num buda, ou seja, um "iluminado”, pois alcançou o estado de libertação do sofrimento, chamado no budismo de nirvana.

Sidarta Gautama, o Buda, descreveu o nirvana como um estado de calma, paz, pureza de pensamentos, libertação, transgressão física e de pensamentos, a elevação espiritual, e oacordar à realidade. Alcançando esse estado de liberação, segundo ele, quebra-se a roda do karma, interrompendo o processo de contínuos renascimentos (reencarnação), chegando ao estado de nirvana final.

Após essa iluminação e ao descrever publicamente sua experiência, Sidarta Gautama formou seu grupo de seguidores e isso foi decisivo para o desenvolvimento dessa religião. O Buda passou o...
tracking img