Budismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Buda (definição)

O termo “Buda” significa “o iluminado”; aquele que se desperta a ele próprio e que proporciona o despertar dos outros. O Budismo também se assume como uma doutrina moral, considerando a bondade e a compaixão qualidades essenciais à Iluminação. A primeira qualidade leva à paz, a segunda combate a miséria.

Como é sabido, Buda pregava a igualdade de todas as castas ante areligião, pregava à transmigração, a caridade, a renúncia a todas as paixões, o aniquilamento de todos os desejos para se poder chegar à tranqüilidade absoluta – o nirvana.

Guia Espiritual

Buda não é um deus, e sim um guia espiritual. Os budistas, portanto, não o encaram como os seguidores de outras “fés” vêem seus deuses. O culto budista implica prestar homenagem a Buda. Um budista pode tambémseguir outra religião e viver de acordo com os preceitos budistas. Para um budista, a meta mais importante é observar os Oito Caminhos, o que significa compreender plenamente as verdades budistas, levar vida correta e evitar trabalhos que prejudiquem a outras pessoas. Dessa forma, os budistas esperam alcançar uma reencarnação favorável após a morte, ou mesmo atingir a iluminação, estado de purezaespiritual completamente livre das preocupações mundanas e do ciclo da reencarnação.


História do budismo


Budismo na Ásia



A história do budismo desenvolve-se desde século VI a.C, começando com o nascimento de Siddharta Ghautama. Durante este período, esta religião evoluiu à medida que encontrou diferentes países e culturas, acrescentando ao fundo indiano inicial elementosculturais oriundos da cultura helénica, bem como da Ásia Central, do Sudeste asiático e Extremo Oriente. No processo o budismo alcançou uma expansão territorial considerável ao ponto de influenciar de uma forma ou de outra quase todo o continente asiático. A história do budismo caracteriza-se também pelo desenvolvimento de vários movimentos e cismas, entre os quais se encontram as tradições Theravada,Mahayana e Vajrayana.

A Vida e Obra de Buda

O fundador do Budismo neste mundo foi Siddharta Ghautama ou Buda, que viveu e ensinou no norte da Índia há cerca de 2.500 anos (entre 563-83 a.C.). Desde então, milhões de pessoas ao redor do mundo têm seguido o puro caminho espiritual que ele revelou.

Nascimento do Buddha
Na crença budista, a existência terrestre de Siddharta foi a últimaetapa de uma série de sucessivos renascimentos, isto é, a vida deste representa o fim do caminho em direção à libertação do samsara.

1. Infância Rica

Siddharta nasceu numa pequena localidade no sul do que é atualmente o Nepal. Era príncipe, filho de um soberano do clã dos Sâkya, da família Ghautama, cresceu sem preocupações, num ambiente confortável, devido ao isolamento a que foi sujeitopelo pai. Longe das dores do mundo, apesar da experiência da morte de sua mãe, Siddharta casou-se e terá tido um filho.

Mas o destino reservou-lhe outro caminho. Ao sair de um dos seus palácios, Siddharta teve a experiência que mudou a sua vida. Nessa ocasião Siddharta teve quatro encontros: um com um velho homem abandonado, depois um doente e mais adiante uma celebração fúnebre, finalmente umeremita que abandonara tudo para procurar a libertação. Com 29 anos partiu, abandonando o palácio e família, à procura da Iluminação.

2. Isolamento

Durante 6 anos Siddharta teve uma vida errante, encontrando vários mestres, praticando os seus ensinamentos e ultrapassando-os. Tornando-se ele próprio um mestre, atraindo a si cinco seguidores fiéis.

Mas esse caminho revelou-se rapidamenteinsuficiente. Siddharta entrega-se a um isolamento total, abstendo-se de alimentos e, através da prática do Ioga, suspende as suas funções vitais.

Diz a lenda que, um dia, ouviu um barqueiro que passava no rio, que ensinava música ao seu discípulo e que lhe dizia que: as cordas de um instrumento, se muito frouxas, não emitiam um som adequado, e se muito esticadas, elas arrebentavam.

Siddharta...
tracking img