Budismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SALESIANA MARIA AUXILIADORA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

O Homem e o Fenômeno Religioso

BUDISMO

Macaé - RJ
2012
O Budismo é uma filosofia de vida baseada integralmente nos profundos ensinamentos do Buda para todos os seres, que revela a verdadeira face da vida e do universo. Quando pregava, o Buda não pretendia converter as pessoas, mas iluminá-las. É uma religião de sabedoria,onde conhecimento e inteligência predominam. O Budismo trouxe paz interior, felicidade e harmonia a milhões de pessoas durante sua longa história de mais de 2.500 anos.
O Budismo é uma religião prática, devotada a condicionar a mente inserida em seu cotidiano, de maneira a levá-lo à paz, serenidade, alegria, sabedoria e liberdade perfeitas. É uma maneira de viver que extrai os mais altosbenefícios da vida. Embora o Budismo enfatize a investigação e a experiência diretas, ele dissemina certos princípios filosóficos que esboçam um entendimento básico da existência humana, que servem como orientações e inspirações para prática e estudo.


QUEM FOI BUDA

Um nascimento auspicioso.
O clã Shakya vivia na região norte da Índia, que faz fronteira hoje em dia com o local onde está oNepal. O líder do clã, o Rei Shuddhodana, era infeliz, porque não tinha um herdeiro ao seu trono. Então, uma noite, sua esposa – a Rainha Maya – teve um sonho no qual um belo elefante branco com seis marfins apareceu a ela e se dissolveu em seu corpo.
A rainha acordou imediatamente, e seu corpo e a sua mente estavam em um nível de êxtase que ela jamais experimentara. Todos os homens sábios da cortereconheceram esse sonho como um sinal de que a rainha estava grávida de uma criança muito especial, que algum dia cresceria para ser um grande líder.
No fim da gravidez, a rainha deixou o plácio de seu marido na capital Kapilavastu, e com suas companhias, foi para o reino de seu pai para dar à luz. No entanto, ela deu à luz no caminho, em Lumbini, em um jardim debaixo de uma árvore de shorearobusta. Inumeros sinais promissores seguiram-se ao seu nascimento e, em reconhecimento a isso, seu pai deu a ele o nome de Sidarta, que significa “aquele através do qual tudo de maravilhoso é realizado”.

O BUDA

Sidarta Gautama nasceu no ano de 560 aC e era filho de um rei do povo Sakhya que habitava a região da fronteira entre a Índia e o Nepal. Buda viveu durante o período áureo dos filósofos eum dos períodos espirituais mais incríveis da história; foi contemporâneo de Heráclito, Pitágoras, Zoroastro, Jain Mahavira e Lao-Tsé.
O jovem Sidarta foi criado sob hiperproteção paterna, devido a uma profecia que dizia que, se ao crescer, Sidarta se tornasse um rei, ele unificaria e dominaria todos os reinos, mas se viesse a abandonar tudo e passasse a trilhar os caminhos de um monge errante,ele se tornaria um Buda, um Iluminado. No palácio, a vida de Gautama era cercada de conforto e paz. Casou e teve um filho, mas vivia totalmente protegido de contato com o exterior, por ordem de seu pai. Uma tarde, fugindo dos portões do palácio, o jovem Gautama viu três coisas que iriam mudar sua vida: um ancião que, encurvado, não conseguia andar e se apoiava num bastão, um homem que agonizava emterríveis dores devido a uma doença interna, um cadáver envolvido num sudário de linho branco. Essas três visões o puseram em contato com a velhice, a doença e a morte, conhecidas como “as três marcas da impermanência", e o deixaram profundamente abalado. Voltando para o palácio, ele teve a quarta visão: um Sadhu, um eremita errante cujo rosto irradiava paz profunda e dignidade, que impressionouGautama a tal ponto que ele decidiu renunciar à sua vida de comodidade e dedicar o resto de sua vida à busca da verdade.
Abandonando o palácio, ele seguiu de início a senda do ascetismo, jejuando até que se convenceu da inutilidade destas práticas, e continuou sua busca. Durante sete anos esteve estudando com os filósofos da região e continuava insatisfeito. Por fim, em uma de suas viagens,...
tracking img