Buchas, casquilhos e mancais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Motores Endotérmicos



Buchas, Mancais e Casquilhos



Nome: Luciano Rodrigues
Turma: MEC1NA



Sumário

1-Capa....................................................................1
2-Sumário...............................................................2
3-Introdução............................................................34-Casquilhos...........................................................4
4.1-Construção.......................................................4
4.2-Tolerância.........................................................4
4.3-Ressalto de Localização..................................4
4.4-Ranhuras de Lubrificação................................4
4.5-Casquilho Principal...........................................4
4.6-Causas deproblemas.......................................5
5-Mancais................................................................6
5.1-Tipos.................................................................6
5.2-Comparação......................................................6
5.3-Construção........................................................6-75.4-Importância........................................................7
6-Buchas..................................................................8
7-Conclusão..............................................................9
8-Bibliografias...........................................................10

















































Introdução

Esse trabalho tem o objetivo de explicarresumidamente os processos de construção e funcionamento de buchas, casquilhos e mancais, que são peças importantes para os motores, com suas funções específicas. Por não serem partes diretamente ligadas a teoria de funcionamento de motores, muitas pessoas não dão as devidas importâncias a esse tipo de peças, que podem ser consideradas coadjuvantes, porém através desse trabalho espero evidenciar aimportância dessas peças para o bom funcionamento de um motor.

























Casquilhos


Os casquilhos, também chamados de bronzinas, são responsáveis por revestir o interior de mancais e bielas com o objetivo de facilitar o deslizamento das peças que entram em contato com esse mancal, fazendo com que em caso de um desgaste acima do esperado, o casquilhodesgaste e não a outra peça, que costuma ser muito mais cara, sendo assim, constantemente são substituidos.

Construção

As bronzinas são fabricadas com uma liga com grande quantidade de Cobre (Cu), Manganês (Mn) e Zinco (Zn), e são revestidas com uma camada de deslizamento, elas são bipartidas e possuem um rebaixo longitudinal que permite a lubrificação na superfície de contato aonde aplicada. Asuperfície dos casquilhos exposta aos efeitos do movimento está recoberta por uma liga de metal mole chamada metal antifricção. O metal antifricção possui boas características de deslizamento e seu ponto de fusão é muito mais baixo que o dos metais das peças que o mesmo protege. Tem ainda um alto índice de resistência à fadiga, o que lhe permite longa vida. A liga que compõe o metal antifricçãovaria de acordo com o tipo e as características do motor a que se destina. 

Tolerâncias

O casquilho é uma peça de grande precisão, e as tolerâncias de fabricação devem ser mantidas dentro de milésimos de milímetros.

Ressalto de Localização

O ressalto de localização permite posicionar o casquilho somente na sua posição correta. Normalmente, o ressalto se projeta para fora da linha deseparação dos semicasquilhos, e encaixa perfeitamente em seu alojamento. Em alguns casos, o casquilho é localizado por meio de um pino-guia.

Há também casquilhos flutuantes (não estão fixos no alojamento). Neste caso, a liga antifricção é depositada em ambas as superfícies do casquilho. Os casquilhos do tipo inteiriço, como os usados nos eixos de comando de válvulas, são fixados sob pressão em...
tracking img