Buchas, casquilhos e mancais

Páginas: 6 (1437 palavras) Publicado: 9 de março de 2013
Trabalho de Motores Endotérmicos



Buchas, Mancais e Casquilhos



Nome: Luciano Rodrigues
Turma: MEC1NA



Sumário

1-Capa....................................................................1
2-Sumário...............................................................2
3-Introdução............................................................34-Casquilhos...........................................................4
4.1-Construção.......................................................4
4.2-Tolerância.........................................................4
4.3-Ressalto de Localização..................................4
4.4-Ranhuras de Lubrificação................................4
4.5-Casquilho Principal...........................................4
4.6-Causas deproblemas.......................................5
5-Mancais................................................................6
5.1-Tipos.................................................................6
5.2-Comparação......................................................6
5.3-Construção........................................................6-75.4-Importância........................................................7
6-Buchas..................................................................8
7-Conclusão..............................................................9
8-Bibliografias...........................................................10

















































Introdução

Esse trabalho tem o objetivo de explicarresumidamente os processos de construção e funcionamento de buchas, casquilhos e mancais, que são peças importantes para os motores, com suas funções específicas. Por não serem partes diretamente ligadas a teoria de funcionamento de motores, muitas pessoas não dão as devidas importâncias a esse tipo de peças, que podem ser consideradas coadjuvantes, porém através desse trabalho espero evidenciar aimportância dessas peças para o bom funcionamento de um motor.

























Casquilhos


Os casquilhos, também chamados de bronzinas, são responsáveis por revestir o interior de mancais e bielas com o objetivo de facilitar o deslizamento das peças que entram em contato com esse mancal, fazendo com que em caso de um desgaste acima do esperado, o casquilhodesgaste e não a outra peça, que costuma ser muito mais cara, sendo assim, constantemente são substituidos.

Construção

As bronzinas são fabricadas com uma liga com grande quantidade de Cobre (Cu), Manganês (Mn) e Zinco (Zn), e são revestidas com uma camada de deslizamento, elas são bipartidas e possuem um rebaixo longitudinal que permite a lubrificação na superfície de contato aonde aplicada. Asuperfície dos casquilhos exposta aos efeitos do movimento está recoberta por uma liga de metal mole chamada metal antifricção. O metal antifricção possui boas características de deslizamento e seu ponto de fusão é muito mais baixo que o dos metais das peças que o mesmo protege. Tem ainda um alto índice de resistência à fadiga, o que lhe permite longa vida. A liga que compõe o metal antifricçãovaria de acordo com o tipo e as características do motor a que se destina. 

Tolerâncias

O casquilho é uma peça de grande precisão, e as tolerâncias de fabricação devem ser mantidas dentro de milésimos de milímetros.

Ressalto de Localização

O ressalto de localização permite posicionar o casquilho somente na sua posição correta. Normalmente, o ressalto se projeta para fora da linha deseparação dos semicasquilhos, e encaixa perfeitamente em seu alojamento. Em alguns casos, o casquilho é localizado por meio de um pino-guia.

Há também casquilhos flutuantes (não estão fixos no alojamento). Neste caso, a liga antifricção é depositada em ambas as superfícies do casquilho. Os casquilhos do tipo inteiriço, como os usados nos eixos de comando de válvulas, são fixados sob pressão em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Buchas
  • Casquilho
  • Mancais
  • Mancais
  • Mancais
  • mancais
  • mancais
  • Mancais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!