Bucetaverde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Território e desenvolvimento

t e r r i t ó r i o e d e s e n v o lv i m e n t o

Caro(a) trabalhador(a),
Este módulo trata de assuntos ligados à geografia. Vamos discutir durante as aulas, assistindo ao vídeo e fazendo vários exercícios, como os conhecimentos sobre a geografia podem nos ajudar a compreender me‑ lhor os diferentes ambientes à nossa volta e o nosso lugar neste mundo emcons‑ tante transformação. A ideia é que quanto mais conhecemos a geografia, melhor compreendemos como ela está ligada à nossa vida, ao nosso trabalho, ao nosso dia a dia. Assim, selecionamos assuntos que nos ajudam nesse caminho: • a geografia de cada um será o tema da Unidade 1 e vai nos informar sobre a “história” da nossa geografia; • o espaço geográfico e o espaço natural nos fará compreender asdiferenças entre palavras que, muitas vezes, achamos que são sinônimas, ou seja, querem dizer a mesma coisa. Um exemplo disso? Lugar e paisagem querem dizer a mesma coisa? A Unidade 2 deste módulo irá nos ajudar a compreender as diferenças entre esses conceitos; • a formação do território brasileiro nos ensina como o clima de um país e mesmo da Terra vai se alterando com a ação do homem. O queisso tem a ver com a economia de um país? Qual é o nosso papel nesse processo? Vamos descobrir isso na Unidade 3; e • globalização e espaço geográfico nos faz refletir sobre o quanto a vida de um país está ligada à de outros países. A preservação das florestas brasileiras afeta o clima e a economia de outras regiões do planeta? Esse será o tema da Unidade 4. Bom trabalho!

67

P ro g ra m a de Q u a l i f i ca ç ã o P ro f i s s i o n a l • Co n te ú d o s G e ra i s

Unidade 1

o espaço geográfico
O que quer dizer “geografia”?
Quando conversamos com nossos amigos e familiares, é muito comum nos referirmos a fatos acontecidos no dia anterior, na semana anterior, ou ainda a situações mais distantes do presente, como uma festa de aniversário de um colega ocorrida há anos, que foimuito boa, quando conhecemos aquela(e) que viria a ser nossa(o) esposa(o) etc. Ao lembramos desses momentos, facilmente percebemos fatos de nossa própria história ou da história de alguém.

Quando você pergunta a um companheiro de trabalho quando e por que ele entrou na empresa, ele lhe conta esse “pedaço” da vida de acordo com a lembrança dele e da forma como viveu a situação: com os fatos, etambém com emoções, sensações, sen‑ timentos. Ou seja, ele lhe conta a sua própria versão da história de sua vida. Todos nós temos uma história e todos podemos contar a nossa versão dos fatos. Assim, o conjunto das histórias das pessoas que trabalham e trabalharam numa fábrica forma a história da fábrica.

68

t e r r i t ó r i o e d e s e n v o lv i m e n t o

E quanto à geografia, será quecada um de nós tem sua própria geografia?
Cada um de nós “faz” também a geografia? Como saber se nós temos a nossa própria geografia ou se construímos “a geografia” em conjunto, coletivamente? O primeiro passo é notar que, quando contamos a nossa história, usamos sempre o tempo como referência; criamos períodos para explicar os acontecimentos: “quan‑ do eu era jovem, aconteceu tal coisa”;“depois que casei, mudamos para cá e nasceu meu filho”; “foi no dia em que seu irmão comprou o carro”. Criamos períodos, marcos, a fim de explicar o que ocorreu primeiro, e depois, e mais tarde. Na geografia, nos referimos sempre aos espaços, aos lugares, às regiões. “Todo dia pego o metrô e vou até o centro para trabalhar”; “nos finais de semana, levo as crian‑ ças ao parque e jogo futebol de campo”;meu filho vai à escola pela manhã e brinca à tarde na praça”. Esses caminhos ou circuitos que cada um de nós faz habitualmente (até o centro, ao parque etc.) produzem a nossa geografia, porque estamos sempre nos referindo aos lugares em que vivemos ou pelos quais passamos. Além de fazermos a nossa geografia, selecionando lugares preferidos ou frequen‑ tando alguns para ganhar o pão de cada...
tracking img