BUBDSUDBSU

1349 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO

Vamos falar, neste trabalho, sobre os aquecedores, os tipos e também como funcionam. Também falaremos dos cuidados que devem ser tomados na hora de comprar um aquecedor. De modo geral, o aquecedor é utilizado para aquecer um fluido (ar, água). Muitas vezes utiliza energia elétrica para produzir este aquecimento.

A FÍSICA DOS AQUECEDORES
Considere um resistor ligado a um gerador por onde passa uma corrente elétrica, como na figura abaixo. Este resistor, por ser um condutor, é repleto de elétrons que podem caminhar livremente pelo condutor. Este condutor é formado também por átomos com seus núcleos imóveis que constituem a rede cristalina do material. Quando aplicamos uma diferença de potencial nas extremidades do circuito, fazemos com os elétrons livres sejam impulsionados por uma força Coulombiana para passar pelo resistor. Ao tentar passar pelo resistor, estes elétrons se chocam contra os átomos da rede e perdem uma parcela da energia cinética que tinham inicialmente. Com estes choques a rede cristalina vibra e esta vibração é percebida por um observador externo como um aumento da temperatura do resistor. Com este modelo, vemos que uma intensidade maior da corrente elétrica acarreta uma maior energia térmica. Se tivermos uma resistência maior para este condutor, também teremos uma quantidade maior de energia liberada na forma de calor. Este fenômeno foi primeiramente estudado por James Prescott Joule (1818-1889), em 1840, e por isso recebe o seu nome. Do modelo que explica o fenômeno descrito anteriormente, percebemos que um aparelho que dissipa calor basicamente é composto por uma resistência elétrica em um circuito, onde podemos variar a resistência ou sua corrente para obtermos mais dissipação de calor.
Utilizando a linguagem matemática

A quantidade de energia dissipada por um resistor elétrico no tempo é dada pela potência deste resistor Nesta equação P é a potência dissipada, V é a diferença de potencial e i é a corrente

Relacionados