BSC4 DANIELA

857 palavras 4 páginas
Eixo Biologia, Sociedade e Conhecimento.
Módulo II – Caderno 1
Unidade 4 – A pesquisa no âmbito das ciências biológicas
Acadêmica: Daniela Rocha Alves
Para responder as questões abaixo leia o texto BSC4 (A pesquisa no âmbito das ciências biológicas) e o texto complementar sobre conhecimento científico (Peço que leiam o texto complementar com certo critério, se atendo no progresso científico e não nas discussões ecológicas do texto). Não se esqueçam de consultar as anotações feitas em aula (presencial) elas serão úteis na organização de suas ideias e consequentemente na resolução do caderno de atividades e na prova!!
Ah, escreva com as SUAS palavras!!

1) Em linhas gerais, o que é ciência? (0,5 pontos)
R – Do latim Scientia, traduzido para o português significa conhecimento. A ciência é o esforço do ser humano em adquirir conhecimento em como o universo funciona. É o conhecimento ou sistema de conhecimento que abarca verdade (atreladas e restritas a realidade universal) as mais gerais e abrangentes possíveis bem como a aplicação das leis cientificas. Refere-se a qualquer conhecimento a pratica sistemática. A ciência funciona não com as perguntas e sim com as respostas. É a busca do conhecimento e novos conceitos, novas experiências. É a busca para melhorar a convivência no seu dia-a-dia. É uma busca, uma investigação, contínua de soluções e explicações para problemas propostos.
2) Qual o papel do método científico na construção da ciência? (0,5 pontos)
R – é tido como base para facilitar o estudo e as pesquisas dos cientistas. Funciona de forma ordenada e sistematizada que os diversos cientistas seguem par descobrir verdades e leis cientifico. Há vários métodos para aplicar em cada campo de investigação, o que permite novos procedimentos e métodos para construir uma visão especifica da realidade.
Métodos científicos é constituídos de várias etapas as principais etapas são: observação, formulação da pergunta, formulação da hipótese, verificação da hipótese,

Relacionados