Bruxismo do sono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O bruxismo ou briquismo é uma atividade do sistema estomatognatico que inclui apertar e ranger os dentes. No período do sono, tem inicio varias contrações com uma força maior do que o normal, acontecendo atritos e ruídos ao ranger os dentes e que não acontecem nos períodos de consciência. O bruxismo é comparado a estimulação do sono, pertencendo ao grupo dos distúrbios demovimento. Temos o bruxismo primário, que não possui causa aparente, e temos o secundário que esta associado ao uso de medicamento psicoativos (Gonçalves., et al 2010).
Os fatores locais(má oclusão) estão perdendo importância, enquanto os fatores cognitivos vem ganhando importância(estresse e ansiedade). Essa atividade parece ser controlada por vários neurotransmissores do SNC, mas nãoafirma-se que tem apenas regulação central. (Gonçalves., et al 2010)
Os números de bruxismo do sono na sociedade, ainda é um mistério, não tendo nada preciso. Este fato acontece porque estudos são feitos em populações diferentes e de varias metodologias. Os questionários feitos, deveriam ser diferentes para pessoas que dorme sozinhas e não conhecem nenhum ruídos feito por elas, do que por pessoas quedorme em casal e conhecem os ruídos. Porem alem destas falhas, relatos mostram a taxa de prevalência em crianças maiores de 11 anos de idade é alta, variando entre 14% e 20%. Nos adultos jovens, entre 18 e 29 anos de idade, é de 13%, diminuindo ao longo da vida para 3% em indivíduos acima de 60 anos de idade. A Prevalencia em idosos devem ser maior que a estimada, por causa de próteses deacrílico que previnem os ruídos de ranger os dente. (Macedo, 2008)











2. INTERESSE PELO TEMA

Escolhemos este tema, para melhor esclarecer sobre o bruxismo que ao longo dos anos vem perseguindo a sociedade de todas as faixas etárias, sendo um grande vilão do sono e qualidade de vida das pessoas, ocasionando dores musculares, disfunções da articulação temporomandibular e desgastesoclusais.
É importante o conhecimento das manifestações bucais em pacientes com bruxismo do sono pelo profissional da saúde para o diagnóstico, tratamento e conseqüente melhora da qualidade de vida destes pacientes.






























3. JUSTIFICATIVA DO ESTUDO

O tema abordado é suprarrelevante para uma melhor compreensão da sociedade levando oprofissional a obtenção de resultados gratificantes a ambas as partes. Entender a origem do bruxismo no ambiente odontológico, leva ao profissional a criação de métodos para facilitar a execução de seu trabalho.

O tema não só é relevante para odontólogos como também para todo profissional da saúde, que deve obter tal conhecimento para orientar as próprias pessoas do dever de um acompanhamentoodontológico na fase da infância para prevenção de um futuro tratamento.





























4. OBJETIVOS



4.1 OBJETIVOS GERAIS

Conscientizar pais, responsáveis e profissionais de que o bruxismo é um problema concreto e de extrema seriedade, para que o processamento de métodos de tratamento e de prevenção sejam efetivados no ambiente familiar,escolar e clínico, visando uma melhor saúde bucal e psíquica.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

4.2.1 Conscientizar o tratamento;

4.2.2 Criar e efetivação de métodos de tratamento;

4.2.3 Orientar profissionais odontológicos e psicólogos sobre o bruxismo.
























5 MARCO CONCEITUAL (REVISÃO DA LITERATURA)


Esta literatura foi revisada com oobjetivo de abordar alguns temas e pesquisas relevantes deste estudo, para melhor conhecimento dos dados já constatados.

Há duas questões para explicar o início do bruxismo. Uma idéia é que essa parafunção tem uma origem central. Outra idéia é de que não existem fatos suficientes para não existência da origem periférica, como os fatores oclusais. (Gonçalves Et all,2010).

“Alguns fatores de...
tracking img