Bruno Arade

1208 palavras 5 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 genética 4
3 impacto social 5
4 impacto biológico / psicológico 6
5 atuação do psicólogo 7
6 CONCLUSÃO 8
1 INTRODUÇÃO
A genética é algo que influência a vida de todas as pessoas. O fato de diversas características, comportamentos e outros serem definidas pelos gênes de uma pessoa é algo que não pode ser negado e que, muitos desses, sequer podem ser modificados. Contudo, como o estudo da genética influência os profissionais da área de saúde? E os psicólogos, como devem agir sobre tal assunto e como isso modifica sua atuação?
Neste trabalho, será falado como a genética é ligada à psicologia, tendo como foco a atuação do psicólogo dentro de hospitais, um local onde a genética sempre esteve e continuará presente.

2 genética
Genética é um assunto muito falado recentemente pelos profissionais da saúde e pesquisadores tanto desta área como de outras. Contudo, qual o conceito de genética realmente?
Basicamente, genética é o estudo de como são passados características biológicas através das gerações, ou basicamente, hereditariedade. Diversos estudiosos conhecidos fizeram diversos estudos relacionados à genética, entre eles Gregor Mendel, Charles Darwin e, em 1953, por Watson e Crick, responsáveis pela descoberta da estrutura conhecida por DNA e RNA.
2.1 Genética dentro dos hospitais
Dentro dos hospitais, a genética é um dos assuntos de grande importância. Considerando que diversas doenças tem causas hereditárias e genéticas, acaba por ser algo que em muito influência na atuação de toda a equipe.
Segundo Albano (2000), os avanços nos estudos sobre genética tem permitido a melhor compreensão de diversas doenças, além de diversos benefícios devido a esses avanços, nos quais podemos citar: o esclarecimento diagnóstico de quadros dismórficos durante o período neonatal; grande auxílio em

Relacionados

  • Lei de Ohm
    525 palavras | 3 páginas
  • lista
    12752 palavras | 52 páginas
  • DO8893 01 04 2015 1
    53607 palavras | 215 páginas
  • guia
    27879 palavras | 112 páginas