Bruner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Jerome Bruner foi um dos pioneiros nos estudos da Psicologia Cognitiva nos Estados Unidos. Bruner inicia seus estudos da sensação e da percepção humanas como parte de um processo ativo e não apenasreceptivo. Em 1947 Bruner publicou seu clássico estudo “Valores e Necessidades como Fatores Organizacionais na Percepção” (Value and Need as Organizing Factors in Perception). Nesta investigaçãocrianças ricas e pobres eram solicitadas a avaliar o tamanho de moedas e de discos de madeira. Seus resultados mostram que os valores e a necessidade das crianças ricas e pobres se diferenciavam aosuperestimar o tamanho das moedas, comparadas aos discos de madeira do mesmo tamanho (Journal of Abnormal and Social Psychology, 1947, vol. 42, pgs. 33–44)
Outro estudo clássico conduzido por Bruner eLeo Postman mostrava reações mais lentas e menos precisas em relação à cartas de baralho (On the Perception of Incongruity: A Paradigm by Jerome S. Bruner and Leo Postman. Journal of Personality, 18,pp. 206-223. 1949). Estes experimentos apontaram novos rumos para a psicologia, o que obrigou aos pesquisadores não apenas observar a resposta do organismo a estímulos, mas também à suasinterpretações internas. Em 1956 Bruner publica ‘’O Estudo do Pensamento’’ (A Study of Thinking) que inicia o estudo da psicologia cognitiva, assim como funda o Centro dos Estudos Cognitivos (Center of CognitiveStudies) em Harvard. Em 1990 ele faz uma série de conferências sobre o assunto, publicadas no livro ‘’Atos de Significação’’ (Acts of Meaning) e nelas ele refuta o modelo computacional como metáfora doestudo da mente, defendendo um entendimento holístico da mente e do sistema cognitivo humanos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jerome_Bruner#Psicologia_Cognitiva
A Pedagogia de Jerome Bruner
JeromeS. Bruner nasceu em 1915. Doutorou-se em Psicologia, em 1941, na Harvard University, após ter concluído, em 1937, a licenciatura na Duke University. Foi, durante muitos anos, professor na Harvard...
tracking img