Bruna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (UNESCO,1994)
“Educação inclusiva:
Capacitar escolas comuns para atender todos os alunos, especialmente aqueles que são portadores de necessidades especiais. ”
“Princípioda inclusão:
Reconhecimento da necessidade de se caminhar rumo à “escola para todos” – um lugar que inclua todos os alunos, celebre a diferença, apóie a aprendizagem e responda às necessidadesindividuais. ”
“Toda pessoa tem o direito fundamental à educação e a ela deve ser dada a oportunidade de atingir e manter um nível aceitável de aprendizagem. ”
“Todo aluno possui características,interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que são singulares. Os sistemas educacionais devem ser projetados e os programas educativos implementados de tal forma a considerar a ampla diversidadedessas características e necessidades.”
“As escolas devem acomodar todos os alunos independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. O desafio parauma escola inclusiva é o de desenvolver uma pedagogia centrada no aluno, uma pedagogia capaz de educar com sucesso todos os alunos, incluindo aqueles com deficiências severas. ”
“O princípiofundamental da escola inclusiva consiste em que todas as pessoas devem aprender juntos, onde quer que isto seja possível, não importam quais dificuldades ou diferenças elas possam ter. Escolas inclusivasprecisam reconhecer e responder às necessidades diversificadas de seus alunos, acomodando os diferentes estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando educação de qualidade para todos mediante currículosapropriados, mudanças organizacionais, estratégias de ensino, uso de recursos e parcerias com suas comunidades. ”
“Os currículos devem ser adaptados às necessidades dos alunos e não o inverso. Asescolas devem, portanto, oferecer oportunidades curriculares que se adaptem a alunos com diferentes interesses e capacidades. ”
“A fim de acompanhar o progresso de cada aluno, os procedimentos de...
tracking img