Bruna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Tático 6 x 6 ou 6 x 0:
Sistema que não especializa nenhum jogador em uma determinada função. Todos são levantadores e atacantes em algum momento do jogo.
Indicado para a iniciação ondetodos fazem todas as funções, não existindo a especialização.
J
J
J
J
J
J
J
J
J
J
J
J

Sistema Tático 3 x 3:
Uma das estratégias táticas mais simples é o 3x3,indicado para iniciantes. Nesse sistema, jogam três levantadores e três atacantes intercalados. Assim os jogadores atuam em duplas fixas, cada cortador com o seu levantador. No 3x3, portanto, não hánecessidade de qualquer troca na rede.

L
L
L
L
A
A
L
L
A
A
A
A

Sistema Tático 4x2:
O sistema 4x2 já é mais ofensivo. O sistema 4x2 utiliza-se dequatro atacantes e dois levantadores. Com esse sistema, o time passa a ter sempre dois atacantes na rede, fato que não acontece no 3x3. No 4x2, em função do rodízio, o levantador fica numa posiçãodesfavorecida ao levantamento. Por isso, surgem as primeiras trocas e infiltrações no posicionamento dos jogadores, o que facilita a preparação dos atletas para jogadas ensaiadas
L
L
A
A
AA
A
A
A
A
L
L

Sistema Tático 4 x 2 Ofensivo:
Da mesma forma como o 4x 2 simples, mas o levantamento é feito sempre pelo levantador que está na zona de defesa L/A, liberando o outrolevantador para ser um atacante A/L. Sistema utilizado por poucas equipes. Permitiu a existência de fintas de ataque para enganar o adversário.
L/A
L/A
A/L
A/L
A
A
A
A
AA
A
A

Sistema Tático 5x1:
Com apenas um levantador, o 5x1 utiliza os demais jogadores na execução de jogadas de ataque. Assim, o sistema passa a ser um dos mais ofensivos que existe novoleibol, com apenas um levantador, o 5x1, que já utiliza, além dos atacantes que estão próximos à rede, os jogadores que ficam na defesa e sobem para cortar da linha dos 3m. Esse é o sistema mais...
tracking img