Brt x monotrilho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aplicação das análises custo-benefício e custo-efetividade na estruturação dos sistemas de transporte do monotrilho e BRT

André de Carvalho Lima (UFAM) andre_engineer20@yahoo.com.br
Bruno Barros de Oliveira (UFAM) b_boliveira@hotmail.com
José Eudes Junior (UFAM) eudesrafaeljr@gmail.com
RESUMO
Com o aumento progressivo da população nas grandes cidades, o transporte passou a ser a principalferramenta para o desenvolvimento urbano. Antes de qualquer expansão devemos disponibilizar meios para a mobilidade e acessibilidade de todos. Uma cidade como Manaus com mais um milhão de habitantes, prestes a sediar uma Copa do mundo, precisou se adequar a novas políticas de mobilidade. Neste contexto, entra as ACB e ACE. Com o auxílio dessas ferramentas é possível informar de que maneirapoderemos fazer uma integração de modais para satisfazer a população. Este texto tenta mostrar de maneira simples e objetiva o que são essas análises e como é empregada em obras na cidade de Manaus, uma cidade que vem crescendo de maneira extraordinária, mas que ainda enfrenta grandes problemas no setor de transportes.
Palavras chaves: Custo-benefício, custo-efetividade, Manaus, transporte.
ABSTRACTWith progressive increase of population in major cities, transportation has become the main tool for urban development. Before any expansion should provide means for mobility and accessibility for all. A city like Manaus with over a million inhabitants, next to host a World Cup had to adapt to new political mobility. In this context comes the cost-benefit analysis (CBA) and cost-effectivenessanalyzes (CEA), with the help of these tools you can tell which way we can make a modal integration to satisfy the population. This text tries to show simply and objectively what these analyzes and how they are used in works in the city of Manaus. A city that is growing in an extraordinary way, but it still faces major problems in the transportation sector.
Key words: Cost-benefit,cost-effectiveness, Manaus, transport.
1. INTRODUÇÃO
Este estudo tem por objetivo básico o conhecimento da metodologia das condições em que são efetuadas as análises de projetos nos órgãos públicos, envolvendo transporte e mobilidades na cidade de Manaus, levando como base a comparação dos projetos do BRT e monotrilho.
Atualmente, o sistema econômico em que vivemos não permite cometer falhas quanto à elaboraçãode projetos e perspectivas de mercado. Sendo o projeto privado ou público são necessários mecanismos que possibilitem o conhecimento do estudo e assim, de maneira monetária, saber sua viabilidade.
Tratando do setor privado teremos um ponto de vista empresarial com interesses na microeconomia, no qual sua preocupação resume-se ao seu lucro próprio, não existindo o interesse de um bem para asociedade. Os empresários se atêm apenas a sua empresa, não tendo preocupação se seus equipamentos são nacionais ou não, se o projeto trará retorno à sociedade de maneira sustentável ou bens ao meio comum, preocupando-se apenas em realizar e ter lucro por isso.
No setor público, “o governo deveria, fundamentalmente, velar pela segurança e defesa dos cidadãos e de seu direito de propriedade” Castro(2008). Economicamente o Estado tem como dever realizar projetos, executar obras, investir no bem estar da sociedade. Desta forma, quando se trata de análises públicas, estamos olhando o lado social tendo ferramentas monetárias para quantificar se tal projeto de estudo vai trazer benefícios financeiros para a economia e a sociedade como um todo.
Fundamentalmente, na avaliação social, procuram-secorrigir os conceitos puramente financeiros para transformá-los em conceitos econômicos (ou sociais), de modo a ter-se uma melhor utilização das disponibilidades dos recursos nacionais.
Segundo Florio (2003), deve existir uma maneira lógica na organização dos projetos para ser socialmente econômico:
* O projeto tem um objetivo claramente definido em termos de variáveis socioeconômicas;
*...
tracking img