Bronzeadores Sunless (Autobronzeadores)

1173 palavras 5 páginas
Bronzeadores Sunless
Hoje em dia está cada vez mais fácil adquirir uma pele bronzeada e livre dos danos causados pelas radiações ultravioleta e, para isso existem os bronzeadores Sunless (também chamado de autobronzeadores ou bronzeadores artificiais), que atuam sem a necessidade de exposição ao sol.
Os Autobronzeadores são produtos cosméticos que contém Dihidroxiacetona (DHA) como ativo principal. O mesmo atua na epiderme (camada superficial da pele), oxidando as células desta camada, conferindo um aspecto queimado que mimetiza os efeitos do sol e dura aproximadamente uma semana.
Em forma de creme, gel, mousse, spray ou lenço, podem ser aplicados em casa, sem muito esforço. Nas clínicas, há a opção dos jatos de tinta saídos de uma pistola de ar comprimido (técnica do jet bronze)
A Dihidroxiacetona (DHA), também conhecida como glicerona, é um monossacarídeo do tipo triose, de fórmula química C3H6O3. É um produto fisiológico do organismo, geralmente derivada de vegetais, como a cana-de-açucar e a beterraba-sacarina, ou da fermentação do glicerol pela bactéria Gluconobacter oxydans. É formada e utilizada durante a glicólise.
É segura para uso tópico, não é absorvida pela pele, não causa mutação e, raramente produz reações alérgicas. O que se observa com frequência é o maior ressecamento da pele.
O pigmento formado pela DHA absorve a luz visível, a radiação UVA, mas não a radiação UVB. Esta pele pigmentada apresenta baixa proteção solar, como se estivesse usando um protetor com FPS 3 - 4.
Os primeiros produtos eram formulados contendo apenas a DHA. No entanto, hoje já são encontradas formulações com a associação DHA + Eritrulose (um ceto-açúcar natural). Comparado ao uso da DHA pura, essa associação produz um bronzeado uniforme, prolongado e sem desidratação cutânea.
A reação química, que leva à formação do pigmento castanho da pele com o uso da DHA ou da Eritrulose, é conhecida como reação de Maillard, que ocorre entre o grupo amino da queratina da

Relacionados