Broncopneumonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Broncopneumonia:
Broncopneumonia é uma infecção que inicia nos brônquios e bronquíolos, comprometendo os alvéolos, podendo ser uma infecção bacteriana ou viral, os agentes mais comuns estafilococo, pneumococo e hemófilo.
A broncopneumonia tem uma reação inflamatória purulenta, inespecífica, um tecido alveolar frouxo, que oferece pouca resistência ao acúmulo de grande quantidade de exsudato,proporcionando assim vias livres de disseminação. A consolidação lobular pode ter distribuição focal por todo o lobo, mas é mais comum ser multibolar e, frequentemente, bilateral e basal, por causa da tendência das secreções de se acumularem por gravidade nos lobos inferiores.
  A broncopneumonia, particularmente na infância, pode permanecer no interstício, isto é, nos septos alveolares, provocandouma alteração inflamatória limitada às paredes alveolares, com pouca exsudação nos espaços aéreos. A e.coli é o principal agente para este padrão de reação na infância; já nos adultos os adultos os agentes mais comuns são os estreptococos do grupo B-hemolítico.
Microscopicamente - Exsudato purulento na luz dos alvéolos e bronquíolos, associado à destruição da parede desses componentes e edema degrau variado. Pode ocorrer formação de abscessos; Complicações - Extensão a pleura (pleurite) ou ao pericárdio (pericardite) e disseminação à distância; Broncopneumonia por aspiração: provocada pela inalação de restos alimentares e/ou secreções digestivas. Mais frequente em lactentes, crianças, idosos, doentes mentais, pessoas anestesiadas, portadores de doenças neurológicas ou com fístulaesôfago-traqueal.
 
Sintomas:
* Dispnéia;
* Taquicardia;
* Dores no corpo;
* Febre alta;
* Sudorese;
* Tosse produtiva e
* Expectoração.
 
Como se preveni da Broncopneumonia
 
Manter um estilo de vida saudável é a melhor maneira de se prevenir. Isso inclui tomar vacina contra a gripe anualmente, pois a gripe é um precursor comum dessa doença, assim como não fumar, fazeruma dieta saudável, exercitar-se e repousar. Esses bons hábitos preservam o sistema imunológico e impedem que o resfriado ou a gripe se transforme em algo muito mais grave.
 
Risco para contrair a Broncopneumonia
 
Pessoas com problemas no sistema imunológico têm um risco maior de contrair, o que inclui crianças com menos de 2 anos, pessoas com mais de 65 anos e pessoas com problemas de saúdecrônicos, como doença pulmonar ou cardíaca, anemia falciforme e diabetes. As pessoas que lutam contra o câncer ou a AIDS também correm risco. Pessoas hospitalizadas, especialmente na unidade de tratamento intensivo e/ou que estejam usando respirador e as que vivem em casas de repouso são mais suscetíveis a desenvolver essa doença.
Como se desenvolve a Broncopneumonia
 
A doença se desenvolvequando a imunidade da pessoa está baixa. A pessoa inala um microorganismo, através da respiração, e este chega até aos pulmões, onde causa a doença; Outra maneira frequente é quando bactérias, que normalmente vivem na boca, se proliferam e acabam sendo aspiradas para um local do pulmão.
 
Que impacto teve a doença sobre a vida do paciente:
            A mãe referiu que mudou - se de sua casa logoque apareceu a doença na primeira internação do filho com dois meses, a sua casa não tinha acabamento e produzia muito pó, piorando a saúde da criança. Refere que passa o dia inteiro limpando a casa por causa da sensibilidade do filho.
 
4. História patológica pregressa (HPP)
            A criança é o primeiro filho do casal, os pais referiram não ter tido nenhuma doença respiratória, osprimeiros sintomas apareceram com dois meses de vida da criança, ela foi hospitalizada por 21 dias.
            A mãe referiu que a criança não teve nenhuma doença própria da infância como: sarampo, rubéola, coqueluche, varíola, caxumba, febre reumática, escarlatina, poliomielite. Não sofreu nenhum acidente ou trauma.
            A criança já foi hospitalizada por duas vezes, a primeira com dois...
tracking img