Broncopneumonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
06

Definição

Broncopneumonia (BCP) é uma infecção que inicia nos brônquios e bronquíolos, comprometendo os alvéolos, podendo ser uma infecção bacteriana ou viral, os agentes mais comunsestafilococo, pneumococo e hemófilo.
A broncopneumonia tem uma reação inflamatória purulenta, inespecífica, um tecido alveolar frouxo, que oferece pouca resistência ao acúmulo de grandequantidade de exsudato, proporcionando assim vias livres de disseminação. A consolidação lobular pode ter distribuição focal por todo o lobo, mas é mais comum ser multibolar e, frequentemente, bilateral ebasal, por causa da tendência das secreções de se acumularem por gravidade nos lobos inferiores.
A broncopneumonia, particularmente na infância, pode permanecer no interstício, isto é, nos septosalveolares, provocando uma alteração inflamatória limitada às paredes alveolares, com pouca exsudação nos espaços aéreos.


















07
Etiologia

A doença sedesenvolve quando a imunidade da pessoa está baixa. A pessoa inala um microorganismo, através da respiração, e este chega até aos pulmões, onde causa a doença; Outra maneira frequente é quando bactérias,que normalmente vivem na boca, se proliferam e acabam sendo aspiradas para um local do pulmão.
 Pode ser causada por diversos agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos e parasitas).
 Processosinflamatórios (sarcoidose e histocitose).
 Por substâncias tóxicas (fumaça, mofo, poeira, gases, substancias químicas e conteúdo gástrico que são inaladas ou aspiradas).
No período neonatalas infecções bacterianas são a etiologia mais comum da broncopneumonia. Maioria das infecções nessa faixa etária é causada pela aspiração de microrganismos que colonizam as vias genitais da mãedurante o parto.

Sinais e sintomas

 Febre alta (40ºC);
 Dor torácica;
 Dispneia;
 Calafrios;
 Cianose;
 Aumento da produção de escarro;
 Tosse;
 Astenia grave
08
Diagnóstico...
tracking img