BROMATOLOGIA-AMENDOEINS PROCESSADOS E DERIVADOS

1644 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO

O amendoim é uma oleaginosa cultivada em vários países. Os grãos podem ser consumidos in natura ou processados industrialmente para fabrico de doces e salgados ou no segmento oleoquímico. As indústrias fornecem vários tipos de Amendoins, na forma "in natura" como matéria-prima alimentar, tais como: amendoim moído, amendoim torrado, amendoim frito, salgado ou não, e similares; e os Derivados de amendoim são todos alimentos que contenham o amendoim "in natura" como uma das matérias-primas alimentares, tais como: amendoim confeitado, amendoim japonês, doce de amendoim, paçoca, pé-de-moleque, creme de amendoim, torrone de amendoim e similares, nos quais os benefícios do processo objetivam a retirada da parte não comestível ou não utilizável do amendoim sem, contudo alterar suas principais características naturais.
Hoje o amendoim é a quarta oleaginosa mais consumida no mundo e em 2002 o Brasil produziu cerca de 190 mil toneladas, 80% no estado de São Paulo. Uma das propriedades nutricionais mais populares do amendoim é o seu alto teor protéico (em 100 g encontram-se cerca de 26,5 g de proteínas). Além de ser uma ótima fonte de proteínas, o amendoim é rico em ácido fólico, uma das vitaminas essenciais ao homem, vitamina E do complexo B. A ingestão de 30 g diárias de amendoim fornece 10% da ingestão diária recomendada. Apesar dos seus inúmeros benefícios o amendoim pode ser contaminado por aflatoxinas, que são prejudiciais à saúde humana e dos animais sendo considerada uma questão de saúde pública no mundo todo. As aflatoxinas são substâncias químicas produzidas por fungos do gênero Aspergillus, principalmente A. flavus e A. parasiticus. A contaminação dos alimentos pode ocorrer no campo, antes e após a colheita, e durante o transporte e armazenamento do produto.
No Brasil, em especial no Nordeste, essa oleaginosa tem sido tradicionalmente cultivada em condições de agricultura de sequeiro, sujeita aos elevados riscos, causados pelas variações do clima.

Relacionados