Brocas e furadeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5.2 – Constituição da máquina de furar
As máquinas de furar, ou simplesmente furadeiras, consistem basicamente de uma árvore, que gira com velocidades determinadas, onde fixa-se a ferramenta. Esta árvore pode deslizar na direção de seu eixo. Também pode-se ter uma mesa onde fixa-se e movimenta-se a peça.
As partes principais de uma furadeira variam de acordo com a sua estrutura. Para umafuradeira de coluna pode-se destacar as seguintes partes, ilustradas pela figura 1.

Figura 1 – Furadeira vertical.
Normalmente na extremidade inferior da árvore de trabalho há um furo cônico (cone
Morse ou ISO), que é uma das características importantes da máquina. Neste cone pode-se fixar diretamente ferramentas de haste cônica ou um mandril universal tipo Jacobs, como o mostrado pela figura 2,para fixação de ferramentas de haste cilíndrica.

Figura 2 – Mandril universal tipo Jacobs.
Como a fixação em cone Morse ocorre por força de pressão, a retirada de uma ferramenta ou de um mandril porta ferramenta é feita por meio de uma cunha introduzida em uma ranhura existente na árvore, como na figura 3.

Figura 3 – Retirada de mandril ou ferramenta do cone Morse.
A variedade de detalhesem furadeiras é bastante grande. Algumas máquinas possuem
avanço automático com limitadores de profundidade. Outras máquinas possuem mesa giratória.
Há equipamentos que dispõem de inversão de rotação e avanço sincronizado, que permitem
execução de roscas com machos.
5.3 – Máquinas de furar – Tipos
Pode-se classificar as furadeiras de diversas maneiras. Quanto ao sistema de avanço pode-seclassificar como manual (ou sensitiva) ou automática (elétrico ou hidráulico). Ao contrário do que possa parecer as furadeiras sensitivas possuem grande aplicação no meio industrial.
Quanto ao tipo de máquina pode-se classificar como: portátil, de coluna, de bancada, radial e horizontal. A furadeira de coluna, apresentada pela figura 1, é a mais encontrada em oficinas de manutenção e de produção sobencomenda devido a sua versatilidade. A furadeira de bancada e a furadeira radial podem ser observadas na figura 4. A furadeira de bancada é bastante similar à furadeira de coluna, como pode ser observado pela comparação das figuras.

Figura 4 – Furadeira de bancada e furadeira radial.
Enquanto as furadeiras de bancada são utilizadas em pequenos serviços, as furadeiras
radiais são empregadas nafuração de grandes peças. O braço possui movimento vertical na coluna, normalmente através de um motor. O braço também possuir movimento de giro em torno da coluna, que é feito manualmente na maioria das vezes. Um carro com o sistema de acionamento da árvore principal movimenta-se pelo braço para posicionar a ferramenta.
A furadeira radial pode possuir mais de uma mesa, que permite trabalhar emuma peça
enquanto se está fixando outra. Também é comum deixar um fosso em um dos lados da máquina de modo a permitir trabalhar peças grandes.
Quanto ao número de árvore pode-se classificar as furadeiras como: simples, quando
possuem apenas uma árvore, gêmea como na figura 5, que possui duas árvores e múltipla quando possui três ou mais árvores.

Figura 5 – Furadeira gêmea.
No caso defuradeiras de múltiplas árvores pode-se ter, basicamente, dois tipos distintos
de acordo com o motor. Pode-se ter máquinas onde cada árvore possui seu próprio motor, como mostra a figura 6, à esquerda. O outro caso é quando todas as árvores compartilham de um mesmo motor. Este caso é ilustrado pela figura 6, à direita.

Figura 6 – Furadeiras de múltiplas árvores.
As furadeiras múltiplas são asmáquinas utilizadas nas linhas de produção pois aceleram a fabricação. Podem ser ajustadas para executar as várias etapas de um furo, como furar, alargar, escarear, rebaixar, etc., em seqüência. Também podem ser ajustadas para efetuar diversos furos em uma só operação. El algumas destas máquinas pode-se ajustar cada árvore livremente, dentro de seus limites, e ter sua própria velocidade de rotação....
tracking img