Brocas e fluidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Broca e fluidos de perfuração são equipamento que compõem uma sonda de perfuração, com a finalidade de perfurar e abrir poços.E, para que isso se realize, torna-se imprescindível o levantamento, a interpretação e o processamento dos dados obtidos na área a ser prospectada ao localizar as condições geológicas com maior potencial para a acumulação de petróleo, isto éprospectar, obtém-se uma grande quantidade de informações técnicas da perfuração e das características das formações. Essas informações ou dados propiciam a perfuração de um poço exploratório, com a finalidade de avaliar (reservatório, camadas, formações geométricas, jazidas adjacentes, raras e profundas), e posteriormente a perfuração de um poço de exploração (drenar o fluido do reservatório).Como todos os projetos ou execuções possuem custo, tona-se necessário ter conhecimento de quais técnicas utilizarem para que o projeto seja executado de acordo com o planejado evitando alto custo.

Através da disciplina técnicas de perfuração é ofertada uma gama de formações que propiciam um melhor aproveitamento profissional dos discentes que possuem os conhecimentos teóricos sobreprojetos de poços, conhecendo todos os equipamentos da sonda, operações de perfuração e otimização da perfuração, conhecendo todas as suas funções e quando utilizá-las otimizando o trabalho podendo aplicá-las com segurança e total conhecimento em um projeto de perfuração na prática.

OBJETIVO

➢ - Apresentar a evolução das brocas e fluidos no decorrer da historia do petróleo.

➢ -Apresentar os tipos de funcionalidade das brocas e fluidos para cada material.

➢ - Situar a importância do conhecimento das brocas e fluidos de perfurações nos projetos de poços.

1. BROCA DE PERFURAÇÃO

1.1. DEFINIÇÃO DE BROCAS DE PERFURAÇÃO

Brocas de Perfuração são equipamentos que tem a função de promover a ruptura e a desagregação das rochas ou formações. O estudo das brocas,considerando seu desempenho e economicidade, é um dos fatores importantes na perfuração de poços de petróleo (Thomas, 2001).

Sempre conectadas na base da coluna de Perfuração, as brocas fazem parte do Sistema Rotativo da sonda de perfuração, através de movimentos de rotação e peso exercidos pela coluna de perfuração, ela consegue perfurar os vários tipos de formações.

1.2. HISTÓRICOS DE BROCAS DEPERFURAÇÃO

Da primitiva broca de arraste, tipo rabo de peixe, passando pela revolução que gerou as brocas de cones rotativos no principio do século XX e terminando com as linhas de brocas utilizando tecnologia de diamantes sintéticos, as companhias de brocas de perfuração tem buscado a vanguarda tecnológica para se adaptar às exigências de projetos de poços complicados, sempre buscando aotimização de desempenho em cada tipo de rocha perfurada.

[pic]

[pic]

A evolução continua...

b
[pic][pic][pic][pic]

Os novos desenvolvimentos incluem brocas especializadas para aplicações e necessidade específicas. Da esquerda para a direita. As brocas bi-céntricas perfuram um poço piloto que logo é alargado por sua seção ampliadora. As brocas impregnadas são uma versãomoderna das brocas de diamantes naturais Os cristais de diamante são impregnados na matriz de carbureto de tungstênio de forma que novos cristais são expostos a medida que a broca se desgasta pela ação de perfuração em formações abrasivas. Por último, se apresentam as versões modernas das brocas bi-cônicas e mono-cônicas.

1.3. FUNCIONAMENTO DAS BROCAS DE PERFURAÇÃO

O mastro ou a torresuporta a coluna de perfuração, composta por vários tubos e comandos. Na extremidade do primeiro tubo é conectada a broca. Por meio de rotação e peso impressos pela coluna de perfuração e broca, as rochas são comprimidas causando seu esmerilhamento ou fragmentação.

A retirada dos cascalhos gerados é realizada através do bombeio de fluido de perfuração através dos tubos de perfuração que retorna...
tracking img