broca getes

1801 palavras 8 páginas
UTILIZAÇÃO DAS BROCAS GATES-GLINDDEN NO PREPARO BIOMECÂNICO

Introdução As brocas de Gates-Glidden são Instrumentos acionados a motor de baixa rotação, fabricadas em aço inoxidável, por usinagem, são formadas por duas barras cilíndricas de diâmetros diferentes. A de Ø maior forma a haste de fixação e a de Ø menor constitui o corpo do instrumento, que por sua vez é formado pelo intermediário, haste helicoidal e a ponta da broca, enquanto que estas duas ultimas, formam a lâmina ativa do instrumento. Apresentam-se com os comprimentos de 28 e 32 mm. São encontradas com numeração de 1 a 6. (PEREIRA LOPES E SIQUEIRA JÚNIOR, 2004)
Esses instrumentos se propõe a substituir as limas manuais e brocas de Gates-Glidden até então utilizadas, já que apresentam maior flexibilidade e, consequentemente, maior segurança, quando da sua utilização. São instrumentos usados em movimento de alargamento no sentido cérvico-apical. (LOPES; SIQUEIRA JÚNIOR,1999)
As principais vantagens do emprego dos instrumentos rotatórios no preparo dos canais radiculares são o menor tempo gasto no preparo e a possibilidade de acompanhar com facilidade a curvatura do canal devido à a maior flexibilidade das limas de NiTi, mantendo a sua forma original, com menor extrusão de material excisado via apical. (LOPES; SIQUEIRA JÚNIOR,1999)
Como principal desvantagem, esses instrumentos atuam por alargamento, isto é, giram em torno do mesmo eixo, fazendo um desgaste de forma circular nas paredes dos canais radiculares achatados. (LOPES; SIQUEIRA JÚNIOR,1999). Objetivos
Fazer uma revisão da literatura sobre o tema proposto e avaliar o uso de brocas Gates-Glidden no preparo biomecânico, assim como, suas vantagens e desvantagens na ampliação dos canais radiculares.

Revisão de Literatura
No preparo biomecânico dos canais radiculares, os instrumentos acionados a motor e usados com as peças de mão, deveriam ser utilizados somente em último caso. A rotação rápida ocasiona sua fratura, particularmente na região

Relacionados